quarta-feira, 2 de julho de 2025

SÍMBOLOS DO RETÁBULO DO ORIENTE

Em 03.12.2024 o Irmão Rafael Gonçalves Zanelato, Loja Professor Hermínio Blackman, 1761, REAA, GOB-ES, Oriente de Vila Velha, Estado do Espírito Santo, apresenta a dúvida seguinte.

 

RETÁBULO DO ORIENTE

 

Novamente venho solicitar vosso auxílio. Estamos reformando nossa Loja, com isso estamos adequando tudo que possível dentro das normalidades exigidas pela nossa ritualística, gostaria saber se existe um padrão usado para a composição do Retábulo, como tamanho de cada elemento, ou se possui uma cor específica de fundo para colocá-los, até onde vejo em outras oficinas ao centro temos o Delta Luminoso, tendo a sua direita (direita do trono) o Sol, e a esquerda a Lua Crescente. Na imagem atual do nosso templo o Retábulo além dos elementos descritos, possui ainda uma estrela de cinco pontas abaixo do delta e entre os astros supracitados, não sei se está condizente com o padrão adotado em nossa ritualística. Se puder me ajudar nessa missão ficarei muito grato.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

          Não existe um tamanho padronizado para o Retábulo do Oriente e os símbolos que o compõem. Geralmente são proporcionais ao tamanho ocupado na parede oriental do Templo.

É bom que se diga que o Retábulo do Oriente é o quadro limitado pela parede que fica imediatamente à retaguarda do Venerável Mestre.

No que diz respeito à cor do Retábulo, é a mesma da parede do Templo. Não existe qualquer matiz diferenciado.

No que concerne à Estrela Flamejante (pentagonal) ela é única e não está presente no Retábulo, senão ao Sul, pendente do teto sobre a mesa do 2º Vigilante.

No Retábulo, o Delta Radiante fica no centro ao alto, de tal maneira que ele não seja coberto pela presença do Venerável Mestre. Logo abaixo, à direita e à esquerda do Venerável, ficam, respectivamente, o Sol e a Lua. Destaque-se que a Lua deve estar representada em quarto-crescente tal como é vista no hemisfério Norte.

No título Disposição e Decoração do Templo, presente no Ritual de Aprendiz do REAA vigente, encontram-se informações a respeito.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

JUL/2025

terça-feira, 1 de julho de 2025

LUGAR DAS PEDRAS BRUTA E CÚBICA NO TEMPLO - REAA

Em 01/12/2024 o Respeitável Irmão Fábio Bento, Loja Igualdade de Vinhedo, 127, REAA, GOP (COMAB), Oriente de Vinhedo, Estado de São Paulo, apresenta a dúvida seguinte.

 

POSIÇÃO DAS PEDRAS NA LOJA

 

Por que no REAA a Pedra Cúbica fica ao lado direito do Segundo Vigilante e a Pedra Bruta fica ao lado direito do Primeiro Vigilante?

Porque lado direito?

Não me refiro à Coluna do Sul e Norte, mas sim a frente do TRONO e na posição direita ou esquerda.

Não encontro essa explicação.

Tem a ver com a circulação destrocêntrica?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

                Em se tratando do REAA, o lugar consagrado da P B é na Col do Norte, logo à frente da mesa do 1º Vig, sobre o piso ou em cima de um pequeno suporte. A P C, ao Sul (Meio-Dia), deve ficar logo à frente da mesa do 2º Vig, também sobre o piso ou em cima de um pequeno suporte.

Vale ressaltar que substantivo “trono” é o nome dado à cadeira ocupada pelo Ven Mestre que fica junto ao altar principal. Os VVig não ocupam tronos, mas assentos. Da mesma forma, também não ocupam altares, porém mesas.

As mesas ocupadas pelos VVig, assim como as ocupadas pelo Orad, Secr, Chanc e Tes, no REAA são de formato retangular e não necessariamente triangulares (impróprias e desconfortáveis para o ofício).

Às Pedras, B e C, conhecidas como Joias Fixas da Loja, como um código de moral, devem ficar à vista de todos.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

 

JUL/2025