Em 21/11/2019 o
Respeitável Irmão Washington José de Almeida Aranha, Loja Obreiros de Canaan, 2.750,
REAA, GOB-RJ, Oriente de Rio das Ostras, Estado do Rio de Janeiro, apresenta as
dúvidas seguintes:
FALAR SENTADO NO ORIENTE E CIRCULAÇÃO DO DIÁCONO.
Solicito a
gentileza de esclarecer as seguintes dúvidas:
1- Quem pode falar
sentado no momento da Palavra a Bem da Ordem e do Quadro em particular? O
Orador pode falar sentado todo o tempo, mesmo quando estiver emitindo opinião
ou consideração pessoal? O Secretário pode falar sentado o tempo todo, mesmo
quando emitindo opinião ou consideração pessoal? Irmãos sentados no Oriente
(autoridades, MI, portadores de comenda, etc.) podem falar sentados pelo fato
de estarem no Oriente?
2- Sempre ouvi
dizer que no REAA não existe o espaço entre o retábulo e as cadeiras do altar
do Venerável Mestre, que esse espaço é característica do Rito Adonhiramita.
Sendo assim, o 1°Diácono teria que receber a palavra se valendo, no momento do
recebimento da mesma, do recuo da autoridade que ocupa a cadeira a direita do Venerável
Mestre (a cadeira do Grão-Mestre), para poder alcançar o Venerável Mestre e
este lhe dar a palavra ao ouvido. A hipótese da circulação do Diácono por
detrás da cadeira do GM é inviável? Hipótese totalmente descartada? A pergunta
prende-se ao fato de que a planta (do início do século 19) que originou a
planta do nosso templo possuía esse espaço, e segundo li em alguns textos
relativos a este tema, este espaço foi abolido mais por questão de economia de
custo com obra do que por motivo litúrgico ou ritualístico. Sendo assim, qual o
procedimento correto? Ou podem ser adotados ambos os procedimentos se a Loja
comportar o espaço que permita a circulação por detrás das cadeiras do altar?
Observei que na planta do Ritual Grau1, este espaço está bem destacado, com as
cadeiras do altar do Venerável Mestre bem distantes do retábulo, ao contrário
do espaço atrás das cadeiras dos vigilantes, as quais aparecem praticamente
coladas nas paredes.
Agradeço
antecipadamente as respostas e orientações que puder enviar.
CONSIDERAÇÕES.
- Salvo quando o ritual determinar ao contrário, todos
os ocupantes do Oriente têm o direito de falar sentado, todavia, em se
preferindo falar em pé, fica-se à Ordem. Geralmente, por uma questão de
deferência, maioria prefere falar em pé. No caso específico do Orador e do
Secretário, ambos comumente falam sentados, o que está devidamente
correto. Por óbvio isso se dá apenas no Oriente, pois no Ocidente, a exceção
dos Vigilantes, os demais falam à Ordem.
Falar à Ordem significa estar com o corpo ereto, pés e esq∴ e com o Sinal de Ordem composto. Essa regra se aplica inclusive às
Luzes da Loja que, nessa condição, deixam seus respectivos malhetes e compõem o
Sinal na forma de costume.
- No REAA não existe passagem (circulação) por trás do trono, isto é,
entre o sólio e o Retábulo do Oriente. Junto ao trono existem, a sua
direita e a sua esquerda, "duas" (apenas duas) cadeiras de
honra. Assim, o espaço entre o Altar e o Retábulo é apenas o suficiente
para a acomodação confortável dos ocupantes, não ficando entre eles nenhum
espaço que sirva para passagens e deslocamentos.
Para a transmissão da Palavra
Sagrada, se o espaço for exíguo, o ocupante da cadeira de honra se afasta um
pouco para que se cumpra o ato litúrgico previsto entre o Venerável Mestre e o
1º Diácono.
É descartada qualquer hipótese de o
1º Diácono passar por trás da cadeira para a transmissão. Mesmo que exista
espaço isso não ocorre sob qualquer pretexto no REAA.
A propósito, em muitos templos construídos
de há muito, existem esses espaços para circulação. Na realidade isso se dava
por influências de outros ritos numa época em que não havia muito esclarecimento
sobre o caso, fazendo então com que a decoração e os espaços do recinto da Sala
da Loja se tornassem confusos e contraditórios.
Geralmente os Templos tinham a sua
parede oriental construída em meio-círculo o que, com o passar dos tempos deixou
de se usado, até por uma questão de economia na construção.
A bem da verdade, a circulação em
infinito, comum ao Rito Adoniramita, não Adonhiramita (derivado de Adoniram,
não de Adonhiram), se dá com uma passagem por trás do Retábulo e não pela sua frente.
De qualquer modo, isso não é assunto para o REAA.
Procedimentos e orientações oficiais
sobre a liturgia da transmissão da palavra sagrada se encontram no Sistema de
Orientação Ritualística do GOB RITUALÍSTICA em http://ritualistica.gob.org.br/
Quanto à Planta do Templo que aparece
no Ritual do Grau 1, ela é apenas esquemática. A gravura não contempla cotas e
nem se apresenta com uma escala determinada, assim, as distâncias não são proporcionais,
porém meramente ilustrativas.
T.F.A.
PEDRO JUK
FEV/2020.
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