Em 14/12/2019
o Respeitável Irmão Jaime Pedrassani, Loja Sophia, nº 60, REAA, GLMERS (CSMB),
Oriente de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, apresenta a seguinte
questão:
CHAPÉU DESABADO
Caro Irmão
Pedro. Uma vez mais, recorro à vossa sábia orientação: em que momento do ritual
de instalação do novo Venerável Mestre ele passa a usar o chapéu? Seria no
momento em que lhe é transferida a joia, malhete, avental e punhos?
CONSIDERAÇÕES.
Como
resposta objetiva, deve receber o chapéu assim que ele for instalado no trono.
A rigor, no
REAA, sob o ponto de vista da originalidade, qualquer Mestre Maçom deveria usar
chapéu negro e desabado quando trabalhando nas Lojas abertas em Câmara do Meio.
Como Venerável Mestre ele deveria se apresentar aos trabalhos sempre usando
cobertura, não importando o grau simbólico.
Reitero,
essas colocações se prendem principalmente à tradição no REAA, o que
infelizmente nem sempre é atendida nos rituais vigentes.
De
qualquer modo, aproveito para deixar um pequeno arrazoado pertinente ao uso da
cobertura da cabeça pelos Mestres Maçons, principalmente para que essa tradição
não caia no esquecimento e também como repúdio a certas "chacotas" proferidas
por alguns maçons que, por não conhecer a Maçonaria a contento, às vezes nos brindam
com comentários desairosos, inconvenientes e de refinado mau gosto.
Segue um
breve relato sobre o porquê dos fatos.
Por conta
da influência hebraica na Maçonaria, segue o seguinte resumo sobre a cobertura da
cabeça utilizada no judaísmo: Na tradição judaica, para os que atendem aos seus
mais rígidos princípios, o homem deve sempre trazer a sua cabeça coberta, o que
ocorre desde o brit-milá (circuncisão no oitavo dia de vida) por simbolizar
a aliança abraâmica - a aliança que Abrão
fez com Deu. Na prática, entretanto, de modo geral a cobertura da cabeça - que no
judaísmo utiliza-se o kipá - é obrigatória somente durante as cerimônias
litúrgicas.
Em
Maçonaria, a cobertura da cabeça, que é feita com um chapéu negro e desabado, é
imprescindível (ou pelo menos deveria ser) para todos os Mestres Maçons em trabalho
no 3º Grau, muito embora existam ritos que também utilizem cobertura para
Aprendizes e Companheiros.
Além da
herança hebraica, em Maçonaria boa parte desse costume advém das cortes europeias,
quando o rei, na presença dos seus inferiores hierárquicos, cobria a cabeça
como sinal de superioridade – é como deve fazer o Venerável em sessão no Grau
de Aprendiz e Companheiro. Já em presença com seus pares, todos se cobriam.
No tocante
à herança hebraica, sob o ponto de vista místico é nítida a sua influência,
pois em Maçonaria, sobretudo considerando aspectos teístas, assim como no
judaísmo, trazer a cabeça coberta, além do significado de que acima da cabeça
do homem existe algo transcendental, onisciente, onividente e onipresente, que
é Deus, o "Grande Arquiteto do Universo", também demonstra a pequenez
humana e a prostração do homem perante Deus, o que, em linhas gerais, procura
demonstrar que por ser a cabeça a sede da mente e do conhecimento, estando ela
coberta, evidencia a incapacidade humana de entender o Criador. Em última
análise é uma demonstração de submissão do homem a Deus.
Ainda
sobre a cobertura da cabeça na Maçonaria, a título de esclarecimento cabe
comentar o porquê de o chapéu negro ser "desabado", isto é, com abas
caídas. Segundo alguns historiadores, tal como o saudoso Irmão Francisco de
Assis Carvalho, o Xico Trolha, a característica desabada servia para esconder o
rosto, dificultando a identificação facial do usuário do chapéu, sobretudo
quando a discrição e o anonimato eram elementos muito importantes nas ações de
combate que a Maçonaria travava contra o despotismo e a crueldade dos regimes totalitários.
Por fim, me cabe dizer que infelizmente na
atualidade o uso do chapéu na Maçonaria não tem tido a importância merecida, possivelmente porque muitos "entendidos" simplesmente não sabem da sua história na
Ordem e muito menos o que essa parte da indumentária maçônica significa para o
iniciado.
T.F.A.
PEDRO JUK
FEV/2020
Excelente texto explicativo, acho que deveríamos fazer o uso do chapéu nas sessões de câmara do meio no rito REAA. T.F.A.
ResponderExcluirPaulo Cesar da Silva, Sec. Adj. Para o REAA Gob-go.
Vamos fazer essa recomendação quando saírem as orientações e adequações para o Grau de Mestre. Obrigado pela visita. T.F.A.
ExcluirMeu ir:., li uma vez que quando houver uma autoridade maçônica hierarquicamente superior o Venerável Mestre deixa de usar o Chapéu e que só o coloca quando ele for a maior autoridade presente. Isso procede?
ResponderExcluirDe modo algum. Isso não procede. É mais uma dessas invenções. T.F.A. Obrigado pela visita.
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