Em 07/08/2020 o Respeitável Irmão que se identifica como Janse, Loja Mensageiros do Bem, 812, GOB-PE, REAA, Oriente de Garanhuns, Estado de Pernambuco, apresenta o que segue:
COLUNAS ZODIACAIS NO TEMPLO. POR QUÊ?
Gostaria que o
irmão enviasse alguma literatura sobre as Colunas Zodiacais, estou
preparando
uma peça de arquitetura para apresentação.
CONSIDERAÇÕES.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhkF9h90xhIxOJsOZ8wZlKoU4mSzK8GN3gMRx2Y7Jwl_B_SN2T4hLKB7iDht_Ap7FEpTNIgoIO5UZ_3gx7Nsj71f6-tGcYk5rK3rdiNHjsvsrFxECPJ_ErW-wMuwGmQosmC973cKnbPobo/w234-h172/COLUNAS+ZODIACAIS+2.jpg)
Numa síntese sobre esse
assunto, as constelações do Zodíaco primitivamente faziam parte da decoração
estelar que ia na base da abóbada no REAA.
Historicamente o
primeiro ritual do simbolismo do REAA veio aparecer em 1804 na França e foi
estruturado sobre a exposure relativa aos autodenominados “antigos” da segunda
Grande Loja rival de 1751 inglesa (As Três Pancadas Distintas), sobre o ritual
do Rito Francês e ainda por influências da Loja Geral Escocesa, essa última contribuindo
com a decoração da abóbada, com a disposição dos pilares B e J, com a aclamação
H∴, H∴, H∴ e com a cor encarnada (vermelha) na decoração do rito.
No que diz respeito
à decoração estelar e as constelações do Zodíaco, essas originalmente apareciam
seis na base da abóbada ao Norte e as outras seis ao Sul, contadas a partir de Áries
no canto noroeste do recinto (equinócio de primavera no setentrião).
Com o decorrer do
tempo, contudo, na evolução dos rituais apareceriam também doze colunas
encravadas nas paredes Norte e Sul correspondente a essas constelações,
sobretudo porque muitas Lojas não mais as traziam na base da abóbada os pantáculos
das constelações como tradicionalmente ocorria. Como essas constelações marcam simbolicamente
a jornada iniciática do maçom desde o topo da coluna do Norte até o topo do Sul
(paredes Norte e Sul), as colunas zodiacais, mais apropriadamente passaram a
marcar essa senda. Destaque-se que essas colunas não ultrapassam a balaustrada
que demarca o Oriente.
Desse modo, notadamente
a jornada iniciática no REAA está relacionada aos ciclos naturais (primavera,
verão, outono e inverno), lembrando que essas constelações, agrupadas de três
em três, correspondem às estações do ano no hemisfério Norte.
Assim sendo, cada
ciclo natural corresponde nessa alegoria uma etapa iniciática – Aries, Touro e
Gêmeos (primavera), Câncer, Leão e Vigem (verão) relacionados ao Aprendiz
(infância e adolescência); Libra, Escorpião, Sagitário (outono) relativo ao Companheiro
(juventude) e, por fim, Capricórnio, Aquário e Peixes (inverno) pertinente ao
Mestre (maturidade e morte).
Essa emblemática
comparação sugere a alegoria ao nascimento, vida e morte da Natureza associada
ao nascimento, vida e morte do Iniciado. Todo esse teatro iniciatório simula o
maçom a caminho da Luz no Oriente.
Tal qual ocorre na Natureza,
o iniciado precisa antes morrer para renascer. Em síntese, as colunas zodiacais
marcam o caminho que leva a esse objetivo.
Vale a pena
mencionar que a revolução da Natureza aqui mencionada se reporta ao Norte por
ser o hemisfério onde nasceu o REAA.
Cabe ainda alertar
que as constelações zodiacais aqui abordadas nada tem a ver com a crença de adivinhações
e outras concepções de caráter ocultista. Reitera-se: em Maçonaria o Zodíaco
representa a aparente jornada anual do Sol que, conforme o deslocamento da Terra
ao seu redor, ela se alinha a cada uma dessas constelações (como se passasse
pela frente de cada um desses grupos estelares). Segundo cada um desses alinhamentos
- que dura aproximados 30 dias – e devido a inclinação do eixo do planeta Terra
em relação ao seu plano de órbita (aproximados 23º), as estações do ano paulatinamente
se sucedem - de modo oposto conforme o hemisfério.
Assim sendo, a
Maçonaria, através do REAA, copiando os cultos solares da antiguidade, acabou
construindo a alegoria da transformação e aperfeiçoamento do iniciado para o
seu arcabouço doutrinário.
T.F.A.
PEDRO JUK
http://pedro-juk.blogspot.com.br
MAR/2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário