Em 23.05.2022 o Respeitável Irmão Ivo Carlos Hoemke, Loja Renascer do Vale, 4007, REAA, GOB-SC, Oriente de Piçarras, Estado de Santa Catarina, apresenta as dúvidas seguintes:
SAUDAÇAO, INVERSÃO E DECORAÇÃO DO TEMPLO
1 - Sinal Gutural, ou Saudação Maçônica no REAA
inicia com o Sin∴ de
Ord∴ e,
volta depois ao Sin∴ de
Ord∴
segundo orientações claras no RITUAL de Aprendiz pag. 39.
MINHA PERGUNTA: ao sair ou entrar no Oriente, ao entrar ou sair do Templo como exemplos apenas, é necessário que se faça a Saud∴ ao V∴ M∴ (entrar/sair Or∴) e ao V∴ M∴ e VVig∴ (entrar/sair do Templo), estes dois exemplos citados indicam claramente um desencontro na pratica ritualística em todas as Lojas que tenho frequentado. Quando um Obreiro entra ou sai do Or∴ apenas faz o sinal de Ord∴ e desfaz, não caracterizando a
Saud∴, ao contrário da entrada e saída do Templo que o Obreiro faz a Saud∴ vide Ritual e, depois desfaz o sinal, ou seja, a saudação é completa. Afinal, ao entrar ao Or∴ e sair devemos fazer a Saud∴ pela metade como praticado, ou fazer de forma completa e depois desfazer o sinal?
Uma segunda dúvida em relação a entrar e sair
ao Or∴, o
primeiro Diácono no início da Sessão deve fazer a Saud∴ ao V∴ M∴ ou apenas no final da Sessão?
2 - Houve alguma época em que os AApr∴ no REAA GOB sentaram no Sul?
e CComp∴ no
Norte?
3 - O Grande Templo do GOB Brasília está projetado
para que Rito?
CONSIDERAÇÕES.
Questão 01 - o que de fato está confuso é o ritual em vigência porque
está ensinando errado ao generalizar os procedimentos e não explicar o que é
Sinal de Ordem e Saudação pelo Sinal.
É no mínimo contraditória a aplicação da conjunção “ou” na
página 38 do ritual, Título 1.7, Cobridor do Grau, “Sinal Gut∴ ou Saudação
Maçônica”. Ora, a saudação maçônica é que é sempre feita pelo Sinal, no caso, o
Sin∴ Pen∴ do Grau. Da forma
como está escrita no ritual, inegavelmente há uma inversão de valores e de
titularidade.
Entenda-se que um Sin∴ é composto por dois tempos distintos,
ou seja, o estático que é a composição do Sinal de Ordem propriamente
dito, e o dinâmico, que é o Sin∴ Pen∴ com que se desfaz o Sinal de Ordem
ou se saúda alguém em Loja. Conforme o grau de trabalho da Loja o Sin∴ Pen∴ pode ser o Gut∴, o Cord∴ e o Ventr∴.
Então, essa “estória” de voltar ao Sin∴ de Ord∴ é relativa e depende
da ocasião em que ela ocorre. Vai depender do momento ritualístico.
Assim, se o protagonista estiver em pé e parado e saudar alguém
pelo Sin∴, ele o fará pelo
Sin∴ Pen∴ e em seguida, imediatamente,
volta ao Sin∴ de Ordem, pois entende-se que ele permanecerá em pé no mesmo lugar
em que está.
Já na situação em que o protagonista faz a saudação pelo Sin∴ e imediatamente prossegue
no seu deslocamento, obviamente que ele não volta mais à Ordem naquele momento,
pois não faz sentido se fazer o Sinal duas vezes.
O confuso nesse caso é o ritual, e é por isso que o SOR, Sistema
de Orientação Ritualística, amparado pelo Decreto 1784/2019 do Soberano
Grão-Mestre Geral, veio para corrigir, orientar e acertar essas contradições,
dando com isso um basta nas irregularidades ritualísticas presentes, até que
venham novas edições dos Rituais.
No caso da entrada e saída do Oriente em Loja aberta, conforme
previsto no Ritual, dele a página 42, o obreiro assim que alcançar o Oriente imediatamente
saúda o Venerável Mestre pelo Sin∴ Pen∴ (Gut∴ se for em Loja de Aprendiz) e em seguida
prossegue no seu trajeto, portanto não volta mais à Ordem naquele instante. O
mesmo ocorre quando da saída do Oriente.
Vale dizer que há uma regra estabelecida no REAA que quem estiver
à Ordem (com o Sin∴ de Ordem), para desfazer o Sinal o faz em qualquer situação sempre
pelo Sin∴ Penal. Desse
modo, o Sin∴ Pen∴ tanto pode ser uma saudação maçônica, bem como o gesto
estabelecido para se desfazer o Sinal de Ord∴.
Graças a isso é que nem sempre o Sin∴ Pen∴ pode ser considerado como saudação
maçônica.
Embora o gesto seja exatamente o mesmo, a saudação maçônica é uma
coisa e desfazer o Sin∴ de Ord∴ é outra.
Assim, reitero que o SOR atuando sobre os rituais do GOB, traz
todas essas orientações, portanto, como matéria oficial deve ser consultada.
No tocante ao 1º Diácono e a liturgia da transmissão da palavra
sagrada, na abertura dos trabalhos ele não faz nenhuma saudação porque a Loja ainda
não está aberta, senão em processo de abertura.
Já no encerramento ele saúda o Venerável Mestre pelo Sinal, tanto ao
sair, como quando retornar ao Oriente. Insisto, todas essas orientações se
encontram no SOR que está hospedado na plataforma do GOB RITUALÍSTICA.
Questão 02 – Infelizmente em um passado não muito
distante houve esse verdadeiro atentado ritualístico contra o REAA.
Por ser o REAA um rito solar e ter seu berço de nascimento na França, Hemisfério
Norte da Terra, os Aprendizes, atendendo à jornada iniciática proposta sentam
do topo do Norte (encostados parede Norte) e os Companheiros sentam no topo do
Sul (encostados na parede Sul).
Ritos como o Brasileiro, por exemplo, que é originário do Hemisfério
Sul, com certeza há essa inversão. Isso jamais ocorre no REAA porque nele se segue
a disposição sequencial das Colunas Zodiacais a partir de Áries, início da primavera
no setentrião, lugar do recém iniciado, até Peixes, inverno na meia-esfera Norte,
época em que a Terra fica viúva do Sol.
No REAA, inverter o topo das Colunas e o lugar dos Aprendizes e Companheiros
é mesmo um atentado ritualístico que certamente acarretaria numa inimaginável inversão
do mapa celeste, alterando o firmamento consolidado a bilhões de anos.
Graças a essa provável falta de conhecimento, é que de fato houve em
alguns rituais anacrônicos essa inversão que no mínimo apresentava o mundo de
cabeça para baixo.
Questão 03 – sobre o Grande Templo do GOB no Poder Central em
Brasília, acredito que pela pluralidade de ritos adotados ele fora projetado, construído
e decorado sem atender especificamente um rito em particular. Na verdade a sua decoração
foi construída sob um sincretismo ritualístico.
T.F.A.
PEDRO JUK
Secretário Geral
de Orientação Ritualística do GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
NOV/2022
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