segunda-feira, 21 de novembro de 2022

SAUDAÇÃO EM LOJA, INVERSÃO DOS APRENDIZES E COMPANHEIROS E DECORAÇÃO DO TEMPLO NOBRE DO GOB EM BRASÍLIA.

Em 23.05.2022 o Respeitável Irmão Ivo Carlos Hoemke, Loja Renascer do Vale, 4007, REAA, GOB-SC, Oriente de Piçarras, Estado de Santa Catarina, apresenta as dúvidas seguintes:

 

SAUDAÇAO, INVERSÃO  E DECORAÇÃO DO TEMPLO

 

1 - Sinal Gutural, ou Saudação Maçônica no REAA inicia com o Sin de Ord e, volta depois ao Sin de Ord segundo orientações claras no RITUAL de Aprendiz pag. 39.

MINHA PERGUNTA: ao sair ou entrar no Oriente, ao entrar ou sair do Templo como exemplos apenas, é necessário que se faça a Saud ao V M (entrar/sair Or) e ao V M e VVig (entrar/sair do Templo), estes dois exemplos citados indicam claramente um desencontro na pratica ritualística em todas as Lojas que tenho frequentado. Quando um Obreiro entra ou sai do Or apenas faz o sinal de Ord e desfaz, não caracterizando a


Saud
, ao contrário da entrada e saída do Templo que o Obreiro faz a Saud vide Ritual e, depois desfaz o sinal, ou seja, a saudação é completa. Afinal, ao entrar ao Or e sair devemos fazer a Saud pela metade como praticado, ou fazer de forma completa e depois desfazer o sinal?

Uma segunda dúvida em relação a entrar e sair ao Or, o primeiro Diácono no início da Sessão deve fazer a Saud ao V M ou apenas no final da Sessão?

2 - Houve alguma época em que os AApr no REAA GOB sentaram no Sul? e CComp no Norte?

3 - O Grande Templo do GOB Brasília está projetado para que Rito?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Questão 01 - o que de fato está confuso é o ritual em vigência porque está ensinando errado ao generalizar os procedimentos e não explicar o que é Sinal de Ordem e Saudação pelo Sinal.

É no mínimo contraditória a aplicação da conjunção “ou” na página 38 do ritual, Título 1.7, Cobridor do Grau, “Sinal Gut ou Saudação Maçônica”. Ora, a saudação maçônica é que é sempre feita pelo Sinal, no caso, o Sin Pen do Grau. Da forma como está escrita no ritual, inegavelmente há uma inversão de valores e de titularidade.

Entenda-se que um Sin é composto por dois tempos distintos, ou seja, o estático que é a composição do Sinal de Ordem propriamente dito, e o dinâmico, que é o Sin Pen com que se desfaz o Sinal de Ordem ou se saúda alguém em Loja. Conforme o grau de trabalho da Loja o Sin Pen pode ser o Gut, o Cord e o Ventr.

Então, essa “estória” de voltar ao Sin de Ord é relativa e depende da ocasião em que ela ocorre. Vai depender do momento ritualístico.

Assim, se o protagonista estiver em pé e parado e saudar alguém pelo Sin∴, ele o fará pelo Sin Pen e em seguida, imediatamente, volta ao Sin de Ordem, pois entende-se que ele permanecerá em pé no mesmo lugar em que está.

Já na situação em que o protagonista faz a saudação pelo Sin e imediatamente prossegue no seu deslocamento, obviamente que ele não volta mais à Ordem naquele momento, pois não faz sentido se fazer o Sinal duas vezes.

O confuso nesse caso é o ritual, e é por isso que o SOR, Sistema de Orientação Ritualística, amparado pelo Decreto 1784/2019 do Soberano Grão-Mestre Geral, veio para corrigir, orientar e acertar essas contradições, dando com isso um basta nas irregularidades ritualísticas presentes, até que venham novas edições dos Rituais.

No caso da entrada e saída do Oriente em Loja aberta, conforme previsto no Ritual, dele a página 42, o obreiro assim que alcançar o Oriente imediatamente saúda o Venerável Mestre pelo Sin Pen (Gut se for em Loja de Aprendiz) e em seguida prossegue no seu trajeto, portanto não volta mais à Ordem naquele instante. O mesmo ocorre quando da saída do Oriente.

Vale dizer que há uma regra estabelecida no REAA que quem estiver à Ordem (com o Sin de Ordem), para desfazer o Sinal o faz em qualquer situação sempre pelo Sin Penal. Desse modo, o Sin Pen tanto pode ser uma saudação maçônica, bem como o gesto estabelecido para se desfazer o Sinal de Ord.

Graças a isso é que nem sempre o Sin Pen pode ser considerado como saudação maçônica.

Embora o gesto seja exatamente o mesmo, a saudação maçônica é uma coisa e desfazer o Sin de Ord é outra.

Assim, reitero que o SOR atuando sobre os rituais do GOB, traz todas essas orientações, portanto, como matéria oficial deve ser consultada.

No tocante ao 1º Diácono e a liturgia da transmissão da palavra sagrada, na abertura dos trabalhos ele não faz nenhuma saudação porque a Loja ainda não está aberta, senão em processo de abertura.

Já no encerramento ele saúda o Venerável Mestre pelo Sinal, tanto ao sair, como quando retornar ao Oriente. Insisto, todas essas orientações se encontram no SOR que está hospedado na plataforma do GOB RITUALÍSTICA.

Questão 02 – Infelizmente em um passado não muito distante houve esse verdadeiro atentado ritualístico contra o REAA.

Por ser o REAA um rito solar e ter seu berço de nascimento na França, Hemisfério Norte da Terra, os Aprendizes, atendendo à jornada iniciática proposta sentam do topo do Norte (encostados parede Norte) e os Companheiros sentam no topo do Sul (encostados na parede Sul).

Ritos como o Brasileiro, por exemplo, que é originário do Hemisfério Sul, com certeza há essa inversão. Isso jamais ocorre no REAA porque nele se segue a disposição sequencial das Colunas Zodiacais a partir de Áries, início da primavera no setentrião, lugar do recém iniciado, até Peixes, inverno na meia-esfera Norte, época em que a Terra fica viúva do Sol.

No REAA, inverter o topo das Colunas e o lugar dos Aprendizes e Companheiros é mesmo um atentado ritualístico que certamente acarretaria numa inimaginável inversão do mapa celeste, alterando o firmamento consolidado a bilhões de anos.

Graças a essa provável falta de conhecimento, é que de fato houve em alguns rituais anacrônicos essa inversão que no mínimo apresentava o mundo de cabeça para baixo.

Questão 03 – sobre o Grande Templo do GOB no Poder Central em Brasília, acredito que pela pluralidade de ritos adotados ele fora projetado, construído e decorado sem atender especificamente um rito em particular. Na verdade a sua decoração foi construída sob um sincretismo ritualístico.

 

 

T.F.A.

PEDRO JUK

Secretário Geral de Orientação Ritualística do GOB

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hormail.com

 

 

NOV/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário