Em 14.06.2022 o Respeitável Irmão Petrônio Cardoso Junior, Loja Tiradentes, 1204, REAA, GOB-MG, Oriente de Campo Belo, Estado de Minas Gerais, apresenta a questão seguinte:
ABSTENÇÃO NO ESCRUTÍNIO SECRETO
Gostaria de saber, se é permitido
a um obreiro (do quadro), se abster de votar num escrutínio secreto na própria
Loja, postando-se de pé e a Ordem.
CONSIDERAÇÕES
Destacando
que no Escrutínio Secreto votam apenas os Irmãos regulares do quadro, todos
esses Irmãos em se fazendo presentes nesta ocasião devem votar na forma de
costume - pela admissão ou não do candidato.
Quanto a abstenção de votar, a própria dinâmica desse tipo de sufrágio já demonstra que não existe essa possibilidade, pois todos recebem as duas esferas que identificarão o voto, se pelo sim ou se pelo não. Não há uma terceira esfera para identificar uma abstenção.
Inquestionavelmente todos os Irmãos aptos a votar votam nessa ocasião, inclusive o Venerável Mestre. Durante a apuração é conferido se o número de esferas coincide com o número de Irmãos que assinaram o livro de presenças da Loja naquela oportunidade.
Assim, o
Escrutínio Secreto demonstra pela sua dinâmica que não se admite abstenção na
votação.
Aquele
Irmão que por algum motivo não queira votar, basta não comparecer aos trabalhos
da Loja naquele dia.
T.F.A.
PEDRO JUK
http://pedro-juk.blogspot.com.br
DEZ/2022
De fato, não comparecer à Loja naquele dia - se souber que vai correr o escrutínio - ou se presente e ficar sabendo que isso acontecerá, que peça para ter o Templo coberto a ele definitivamente. O que acha?
ResponderExcluirÉ uma alternativa se o Irmão não souber do escrutínio. Nesse caso ele pode pedir para sair em definitivo dos trabalhos antes de iniciarem os procedimentos para a circulação do escrutínio. Para que essas situações não ocorram, a Loja pode fixar com antecedência no quadro de avisos a data que ocorrerá o escrutínio. Fraterno abraço e obrigado pela visita.
Excluir