quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

TRATAMENTO DE PODEROSO IRMÃO

Em 09.08.2022 o Respeitável Irmão Milton Souza, Loja União do Horizonte, 119, REAA, GLMEGO (CMSB), Oriente de Goiânia, Estado de Goiás, apresenta a seguinte questão:

 

PODEROSO IRMÃO

 

Irmão Pedro, bom dia.

O Irmão poderia falar resumidamente sobre o tratamento "Poderoso" no simbolismo?

 

CONSIDERAÇÕES

 

Como adjetivo, o termo “poderoso” exprime o que tem poder; que exerce poderio; o que tem influência.

                      Empregado a partir da Moderna Maçonaria (Especulativa ou dos Aceitos), o termo começou a ser utilizado como pronome de tratamento para autoridades maçônicas distinguidas entre as respectivas faixas de recepção na Loja (formalidades regulamentares).

De modo genérico, foi graças à nova organização estrutural da Maçonaria, após a fundação da Primeira Grande Loja em Londres no século XVIII, que tratamentos e títulos condizentes ao meio obediencial maçônico começaram a ser utilizados.

Na verdade, o vocábulo é utilizado mais como identificação para uma, dentre as diversas faixas de tratamento e recepção, do que propriamente pelo significado como adjetivo.

É bom que se diga que esses tratamentos são meras formalidades e não exprimem qualquer caráter de superioridade ou algo que carregue expressão de vaidade, sobretudo porque as virtudes da humildade e da igualdade são deveras cultuadas entre os membros da Sublime Instituição.

Para a Maçonaria o que importa é o caráter sadio do ser humano. Afinal, distinções mundanas não reconhecidas nos nossos templos.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

FEV/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário