Em 06.03.2023 o Respeitável Irmão João Artur Gusmão Rodrigues, Loja União Mística, 2440, REAA, GOB-SC, Oriente de Videira, Estado de Santa Catarina, apresenta as questões seguintes:
ALEGORIA DAS PROVAS, VIAGENS E PURIFICAÇÕES
Estou fazendo um trabalho sobre a alegoria das provas, viagens e purificações na iniciação do REAA, e gostaria da contribuição do Irmão para esclarecer algumas dúvidas.
1. A partir de que momento, da história do REAA, tais alegorias passaram a
fazer parte do ritual de iniciação? De uma maneira geral, as provas, viagens e
purificações já eram praticadas no período operativo?
2. Qual o entendimento que podemos ter do sentido das viagens: saindo do
ocidente, passando pelo Norte, indo até o oriente (sem subir) e retornando ao
ocidente após
passar pelo Sul?
3. Seria correto, entendermos que na prova da Terra e do Ar, também há uma
purificação pelos elementos terra e ar respectivamente, ou as purificações só
ocorrem no final das provas da água e do fogo como consta no Ritual?
CONSIDERAÇÕES.
1.
Em linhas
gerais boa parte da alegoria das viagens e purificações eram parte do
instrucional do Rito Moderno no Grande Oriente da França, século XIX.
No princípio
essa alegoria nada tinha a ver com o REAA, pois no GOF, que sofria forte influência
dos Modernos ingleses da Primeira Grande Loja, era praticado o Rito Francês, ou
Moderno.
O título “Moderno”
pelo qual também é conhecido ao Rito Francês, está intimamente relacionado à
Primeira Grande Loja londrina que era também conhecida como a Grande Loja dos “Modernos”.
Por não
possuir ritual para o simbolismo já que nos EE. UU. da América emprestava-se
das Blue Lodges os rituais dos três primeiros graus, o REAA somente teria
ritual próprio para o simbolismo a partir de 1804 quando de retorno à França.
Esse primeiro projeto
ritualístico para o REAA foi construído sob três elementos estruturais básicos a
saber:
a) O Regulador
do Maçom para o Rito Francês datado de 1801 do GOF;
b) A exposure
denominada As Três Pancadas Distintas de 1760, essa atribuída aos Antigos
ingleses (irlandeses);
c) Elementos
da Loja Geral Escocesa criada em 1804 na França para coordenar o projeto do 1º
ritual.
Histórias a
parte, primitivamente era o Rito Francês quem possuía no seu contexto iniciático
a prova das viagens de dos elementos, todavia, quando das reformas pelas quais
passou esse Rito, elas ali acabariam extintas.
No entanto, o
REAA, passando na França por atribulações oriundas do aparecimento das Lojas Capitulares,
logo teve o seu primeiro projeto de ritual deturpado. Com isso, entre 1820/21
apareceria um caderno cujo nome era o Guia dos Maçons Escoceses.
Assim entre o
primeiro e o segundo quartel do século XIX os rituais do REAA paulatinamente foram
tomando forma e é dessa época que aparecem nos rituais do REAA, com roupagem um
pouco remodelada, as provas e purificações das viagens e dos quatro elementos que
outrora fizeram parte do Rito Francês.
No que diz
respeito a sua questão sobre às purificações e provas pelos elementos
alquímicos na Maçonaria Operativa, posso lhe afirmar que isso jamais foi utilizado
no período do ofício, pois a Maçonaria daquela época era essencialmente profissional
e não se utilizava desses artifícios para fazer novos maçons.
2.
No REAA o
Templo é cósmico. Figuradamente o espaço de trabalho onde se realizam as
sessões maçônicas corresponde a um segmento retangular da face da Terra sobre o
equador, cujo comprimente vai do Oriente ao Ocidente e a sua largura do Norte
ao Sul.
Graças a essa
configuração mística é que as provas, viagens ou perambulações ocorrem, em
primeira análise, sobre a superfície da Terra. Isso acentua o caráter de
universalidade da Maçonaria.
É bom que se
diga que no REAA, por ser um rito solar, o caminho iniciático é representado sequencialmente
no templo pelas Colunas Zodiacais.
Em síntese, as
viagens representam as etapas do aperfeiçoamento humano. Cada uma delas é uma
estação iniciática cuja localização ocorre conforme a marcha e a posição do Sol.
A vida do iniciado emblematicamente segue esse mecanismo astronômico.
3.
As provas ou
estações iniciáticas correspondem aos quatro elementos, Terra, Ar, Água e Fogo.
As purificações do iniciado se dão pelos elementos Água e Fogo. Nesse contexto,
o substantivo “prova” se refere ao ato de provação para alcançar um objetivo
com veracidade e autenticidade e purificação revela algo puro, limpo, sem máculas.
Essa é uma
pequena síntese histórica e prática sobre o que contemplam simbolicamente as viagens,
provas e purificações pelos elementos alquímicos dentro da conjuntura iniciática
do REAA.
Ao concluir,
vale lembrar que os quatro elementos alquímicos também estão intimamente ligados
ao relicário de símbolos que constrói a Câmara de Reflexão.
T.F.A.
PEDRO JUK
http://pedro-juk.blogspot.com.br
JUN/2023
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