Em 16.11.2024 o Respeitável Irmão José Estevão, Loja Mensageiros do Bem, 0812, REAA, GOEP (GOB), Oriente de Garanhuns, Estado de Pernambuco, apresenta a dúvida seguinte:
ORDEM DE ABORDAGEM
Quando nas cadeiras de honra, estivem presentes o Soberano e o Eminente ou outra autoridade, a coleta do saco de propostas ou de coleta do tronco obedecem em primeiro lugar as luzes, o Orador, Secretário e Cobridor Interno para depois alcançá-los?
CONSIDERAÇÕES.
Primeiramente eu gostaria de salientar que devido ao excesso de questões apresentadas, eu não tenho como saber de cor o nome de todos os Respeitáveis Irmãos que me encaminham perguntas. O número de consulentes é muito grande (na média, uma centena por mês) e eu não faço cadastro de Irmãos. Solicito os dados completos porque respondo para as três Obediências no meu Blog. Nesse sentido, os Irmãos devem saber que existem várias diferenças entre a ritualística e os rituais vigentes em cada uma delas, razão pela qual eu preciso que cada consulente informe o nome da sua Loja, o rito, a Obediência que pertence, o Oriente e o Estado da Federação, para que eu possa responder satisfatoriamente.
Quanto à questão aqui apresentada, no novo Ritual de Aprendiz, REAA/GOB, edição 2024 em vigência pelo Decreto 2186/24, datado de 16/09/2024, consta na sua página 43:
"Para a coleta, segue-se obrigatoriamente a seguinte ordem: Ven∴ Mestre, 1º e 2º VVig∴, Orad∴, Secr∴, Cobr∴ Int∴, ocupantes das duas Cadeiras de Honra (da direita e da esquerda do Trono, respectivamente), demais IIr∴ do Or∴, MM∴ das CCol∴ do Sul e do Norte, CComp∴, AApr∴ e, finalmente, antes de se posicionar entre CCol∴, o próprio titular coloca o seu óbolo, sua proposta ou seu voto (ajudado pelo Cobr∴ Int∴)".
Assim, conforme consta no ritual vigente, as Autoridades, eventualmente ocupando as "duas" cadeiras de honra, somente serão abordadas depois de ter sido abordado o Cobr∴ Int∴.
Nesse sentido, destaco, que este é o procedimento para qualquer Autoridade presente, inclusive os Grão-Mestres.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
JUN/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário