Em 27.01.2025 o Poderoso Irmão Rodrigues Bueno Junior, Secretário Estadual de Orientação Ritualística, GOB-SP, Oriente de São Paulo, Capital, apresenta a questão seguinte.
COLUNA J∴
Mais uma vez venho me recorrer dos conhecimentos do querido Ir∴ para esclarecimento de uma dúvida pois, como Secr∴ de Ritualística do GOB-SP tenho recebido diversas consultas e gostaria de sua orientação para que eu possa orientar os IIr∴ de nosso Oriente de forma correta.
No novo Ritual de Aprendiz do REAA - 4. 2 - 2ª Instrução - pág. 191 consta o seguinte texto: "Porque o 2º Vig∴ ao Meio-Dia, representante da BELEZA, da Col∴ J∴, fiscaliza e mantém a estabilidade [...]”.A dúvida é a seguinte:
Por ser uma Instrução para os Aprendizes, é correto soletrar (ou silabar) a palavra J∴ que é a Pal∴ Sagr∴ do Grau de Companheiro? Por ter os 03 pontos depois do J, deduz-se ser a abreviação de J∴.
Como devemos proceder quando se ministra essa Instrução? Falar apenas a palavra J, sem soletrá-la ou silabá-la, isso é correto?
ORIENTAÇÃO
Como se trata de uma instrução a ser ministrada para Aprendizes, recomenda-se que na oportunidade ela seja apenas mencionada como "Coluna J", isto é, sem pronunciá-la por ssílab∴, nem por inteira, já que iniciaticamente esta palavra é uma conduta pertencente ao ideário simbólico do Grau de Companheiro Maçom.
Assim reitera-se, em instruções para Aprendiz, quando eventualmente aparecer a palavra J∴., o melhor é identificá-la apenas pela letra inicial "J".
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
AGO/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário