Em 10.03.2025 o Respeitável Irmão Bruno Henrique Pinheiro, Loja Augusto dos Anjos, 1858, REAA, GOB-PB, Oriente de João Pessoa, Estado da Paraíba, apresenta as questões seguintes:
SESSÃO ELEITORAL E OUTROS
Irei assumir como 1º Vig∴ na próxima Gestão - 2025/2027
1º
Dúvida: Art. 9º. No dia da eleição, o Venerável declarará aberta a Sessão
Eleitoral sem formalidade ritualística e comporá a Mesa Eleitoral formada por
ele - Venerável, pelo Orador ou membro do MP e pelo Secretário, designando
ainda dois eleitores como escrutinadores e observando o quórum mínimo de 7
(sete) eleitores do Quadro. (Art. 20 a 23, do TEM). É
obrigatório o uso dos
trajes completos?
2º Dúvida: A Palavra Sagrada do Aprendiz, foi alterada?
3º Dúvida: No novo Ritual de Aprendiz, não consta mais na decoração do Templo, a Carta Constitutiva. Não é mais necessária ela no Templo? Durante a Sessão?
RESPOSTAS
1) Não me cabe discutir resoluções eleitorais hauridas dos seus diplomas legais. O que eu sei como Secretário Geral de Orientação Ritualística é que consta no Ritual de Mestre Maçom do REAA vigente no GOB, dele a sua página 166 (e seguintes), parte IV, o título Sessão Extraordinária, na qual, em sua Ordem do Dia são mencionas as seguintes sessões: Eleitoral, de Conselho de Família e de Expedição de Placet Ex-Officio. À vista disso, entendo que uma Sessão eleitoral deveria ser aberta na Ordem do Dia de uma Sessão Extraordinária. Logo, a Sessão Extraordinária deve ser aberta ritualisticamente conforme o ritual com todos devidamente paramentados. Agora, se neste mister também existem resoluções do Tribunal Eleitoral Maçônico, é preciso que o mesmo seja consultado.
2) Continua a mesma palavra. O que há de fato é uma discussão se ela e escrita com vogais dobradas, ou não (B...Z, ou B...Z). Devido a uma corruptela haurida de tradução, as versões bíblicas da Septuaginta (Dos Setenta) e Vulgata (Latina) trazem esta palavra com escrita diferenciada. Como no GOB existe pluralidade de ritos, os quais usam as duas versões bíblicas, ambas as palavras são aceitas.
3) Nem no ritual de Aprendiz REAA de 2009 constava, e assim também não consta no ritual de 2024 vigente. Já existe o Estandarte que identifica a Loja. A Carta Constitutiva não é um documento que impreterivelmente precise estar exposto. Fica a critério da Loja mantê-la exposta dentro do templo ou guardada, ou ainda exposta em outra dependência do edifício. O que de fato está prevista na Planta do Templo, sobre o 3º degrau que leva ao sólio, encostada na frente do Altar do Venerável Mestre, é a Prancheta (Mestre), uma das Joias Fixas da Loja.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
SET/2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário