Em 10.07.2025 o Respeitável Irmão Ercio Moreno, Loja Arquitetos de Ormuzd, 511, REAA, GOB-SP, Oriente de Bauru, Estado de São Paulo, pede esclarecimentos para o que segue:
DO QUADRO EM PARTICULAR
Estamos com uma dúvida na interpretação do Ritual na PALAVRA A BEM DA ORDEM EM GERAL E DO QUADRO EM PARTICULAR, nós optamos em utilizar o Ritual em sua íntegra e estamos encontrando algumas resistência por parte de alguns irmãos que dizem que quando estiver presente visitantes devemos utilizar apenas PALAVRA A BEM E DA ORDEM EM GERAL, qual das duas devemos utilizar.
CONSIDERAÇÕES
Antes de mais nada, é bom que se diga que a expressão "nós optamos em utilizar o ritual em sua íntegra" parece ser algo redundante, pois o ritual vigente deve ser adotado na sua íntegra, não existindo, portanto, possibilidade de não o adotar integralmente.
Assim sendo, o título do
período é o que consta no Ritual e deve ser mencionado como se encontra – “Palavra
a Bem da Ordem em Geral e do Quadro em Particular” (página 79
do ritual de
Aprendiz vigente).
Não existe nenhuma justificativa para se adotar o título do período pela metade, alegando, para isso, a presença de visitantes. Simplesmente essa invencionice não se encontra prevista no ritual.
Ao final das contas, o maçom tem o direito de visitação e, sendo recebido nos trabalhos de uma Loja, sua presença não resulta em alteração do Ritual. Com visitantes presentes ou não, as Luzes da Loja ao anunciarem o período, o anunciam como se encontra no ritual, ou seja, Palavra a Bem da Ordem em Geral e do Quadro em Particular. É o que está escrito, é o que deve ser anunciado.
T.F.A.
PEDRO JUK – SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
DEZ/2025

Nenhum comentário:
Postar um comentário