quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

PORTA-ESTANDARTE NA ABERTURA DO LIVRO DA LEI

Em 10.07.2025 o Respeitável Irmão Modesto Roballo Guimarães, Loja Vigilância e Fé, 369, REAA, GORGS, sem mencionar o Oriente, Estado do Rio Grande do Sul, faz a seguinte pergunta:

 

PORTA-ESTANDARTE

 

Quando é aberto o Livro da Lei, o porta estandarte deve estar junto e à direita do Mestre de Honra?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Não sei exatamente o que o Ir quer dizer com o termo Mestre de Honra.

Vamos à questão propriamente dita. Inicialmente, os primeiros rituais para o simbolismo do REAA (1804 na França) não traziam leitura de nenhum trecho do Livro da Lei. Isso só aconteceria mais tarde, pós Lojas Capitulares.

             Quando esse costume passou a integrar também os rituais do REAA, quem abria o Livro da Lei era sempre o Ex-Venerável mais recente da Loja. Assim, quando a Loja era declarada aberta pelo Venerável Mestre, o Porta-Estandarte, oficial encarregado de conduzir o lábaro da Oficina, imediatamente arvorava o Estandarte no Oriente, colocando-o, em seguida, no lugar devido.

Em linhas gerais, quando do ingresso do préstito para a abertura dos trabalhos, o titular, munido do Estandarte, mas sem tê-lo ainda arvorado, ingressava no Templo logo à frente do Venerável Mestre. No encerramento o Estandarte era recolhido pelo titular e conduzido para fora do recinto.

Atualmente, são raros os rituais que ainda seguem esta conduta original. Infelizmente essa vetusta insígnia da Loja acabou em definitivo ficando arvorada no Oriente da Loja e o seu condutor tornou-se uma figura quase que decorativa. Com raras exceções o Estandarte é conduzido pelo titular, mormente quando a Loja visita uma coirmã e é recebida formalmente, quando então o seu Estandarte é conduzido ao Oriente.

Seguindo nessa mesma linha, também a função de abrir e fechar o Livro da Lei pelo Ex-Venerável mais recente acabou abandonada. No REAA essa obrigação de ofício passou atualmente ao Orador.

Em relação a tudo isso, não tenho conhecimento do que está previsto no ritual da sua Obediência.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

 

DEZ/2025

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário