Em 02.08.2024 o Respeitável Irmão Léo Miranda, Loja Vale do Ivaí, 56, REAA, GLP (CMSB), Oriente de Paranavaí, Estado do Paraná, apresenta a dúvida seguinte:
LUGAR DO PAINEL
Penso que você já está careca de responder, mas vamos lá.
- O Painel da Loja deve ficar atrás do Altar de Juramentos e fora do piso de Mosaico é isso?
- O que é Painel da Loja, é físico?
- O que é Painel Alegórico?
- O que Painel Simbólico?
- Os Painéis dos Graus de Aprendiz, de Companheiro e Mestre devem ficar junto e a frente do Altar dos Perfumes em seus respectivos dias?
CONSIDERAÇÕES:
Se a questão for relativa ao REAA, o Painel da Loja também é conhecido como Painel Simbólico do grau. Rigorosamente, no REAA ele fica exposto em um dispositivo no centro do Ocidente, sobre o equador do templo, voltado para a porta. O dito “Painel Alegórico” não existe no REAA.
Vale também salientar que no REAA o Pavimento Mosaico, com disposição oblíqua dos quadrados brancos e pretos, ocupa todo o piso ocidental da Loja. Não existe no REAA o pequeno retângulo feito um tabuleiro de xadrez no centro do Templo. Isto foi uma acomodação que foi enxertada e acabou se consagrando em alguns rituais. Este pequeno retângulo quadriculado é algo que não é autêntico no REAA.
Ainda neste contexto, infelizmente existem rituais que colocam o Altar dos Juramentos ao centro do Ocidente tendo como referência esse tabuleiro de xadrez, o que não está em total desacordo com a decoração de um templo do REAA na atualidade.
O lugar correto do Altar dos Juramentos é no Oriente, à frente do Altar ocupado pelo Venerável Mestre - historicamente ele é uma extensão do Altar Mor.
No centro da Loja, sobre o Pavimento Mosaico – que ocupa todo o Ocidente - fica o Painel do Grau da Loja (painel simbólico).
Um outro indevido painel mencionado é o alegórico, o qual não passa de um elemento alienígena no REAA. Os símbolos que compõem este painel nada mais são do que elementos da Tábua de Delinear inglesa, usada pelo Rito de York no CRAFT. Esse painel é um elemento estranho no REAA, sendo que a maioria dos seus símbolos não combinam com a estrutura doutrinária do escocesismo simbólico, oriundo da vertente francesa de Maçonaria.
Assim, vale mencionar que cada grau simbólico do REAA tem o seu Painel de origem francesa, o qual, quando aberto, além de indicar o grau em que a Loja está trabalhando, também apresenta o corolário de símbolos e alegorias que constituem o respectivo grau. O Painel da Loja, ou do Grau, é um importante elemento que expõe de forma velada e compreensível somente aos iniciados, toda a estrutura doutrinária do grau. Graças a isso, o Painel Loja somente é exposto conforme o grau em que a Loja estiver aberta.
Há ainda um painel fixo nunca é fechado, independentemente do grau. Trata-se do espaço da parede que fica imediatamente à retaguarda do Venerável Mestre, onde nele figuram o Delta Radiante, o Sol e a Lua. Este painel tem o nome de Retábulo do Oriente.
Estas são as primárias considerações sobre o Painel da Loja (ou do Grau) no REAA. Ao mesmo tempo, reafirmo que não existe nenhum Painel Alegórico nos três graus simbólicos do REAA. Este painel não passa de um mero “forçamento de barra”. Constituem a Loja apenas dois painéis, o da Loja e o Retábulo do Oriente.
T.F.A.
PEDRO JUK
http://pedro-juk.blogspot.com.br
FEV/2025