Em 03.09.2025 o Respeitável Irmão José Roberto da Conceição, Loja 03 de Maio, 1228, REAA, GOB/SP, Oriente de Martinópolis, Estado de São Paulo, apresenta a seguinte pergunta:
CONSAGRAÇÃO
Gostaria que os Irmão esclarece uma dúvida.
Nos Rituais de Aprendiz, Companheiro e Mestre, ed. 2024, na Sessão Magna de Iniciação, Elevação e Exaltação; com relação ao texto de Consagração (Ritual de Aprendiz pág. 162; Ritual de Companheiro pág. 99; Ritual de Mestre pág. 143); havendo mais de um candidato, a leitura do texto, seguida das batidas na Esp∴ Flamígera é feita individualmente para cada candidato? Ou faz-se apenas uma leitura do texto, e aí as batidas na Esp∴ Flamígera é feita individualmente para cada candidato?Embora
os explicativos, nos Rituais, determinem que a Sagração seja feita
individualmente, alguns Mestres Instalados defendem que o texto seja lido
apenas uma vez e que, aí sim, as
batidas na Esp∴ Flamígera
sejam feitas individualmente, para cada candidato.
CONSIDERAÇÕES
Por ocasião dessa cerimônia, havendo mais do que um candidato, o Ven∴ Mestre fará apenas uma leitura do texto de consagração, adequando a sua ortografia para o plural, se for o caso (deve mencionar o nome completo de cada candidato).
Feita a leitura do texto, o titular dará, sobre a lâmina da Espada Flamej∴, com o malhete, as pancadas previstas para o Grau por cima da cabeça de cada um dos candidatos, porém com cuidado de não encostar a lâm∴ flamej∴ na cabeça do recipiendário.
Para finalizar, reitera-se: durante o ato de conferência de dignidade ao Grau, havendo mais do que um candidato, o Ven∴ Mestre genericamente faz uma só leitura do texto previsto no ritual, todavia, dará, sobre a cabeça de cada candidato, individualmente, a bateria de consagração do Grau (esta é individual, nunca coletiva).
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
JAN/2026

Nenhum comentário:
Postar um comentário