Em 21/09/2017 o Irmão Matheus Silva, Loja
Bento Gonçalves, 2450, REAA, GOB-RS, Oriente de Santiago, Estado do Rio Grande
do Sul, pede o seguinte esclarecimento:
ORIGEM E AUTORIA DO PAINEL DO APRENDIZ DO REAA.
Sou integrante da nossa Respeitável Ordem, estou fazendo um trabalho
para a Loja de Aprendiz intitulado "O Painel do Aprendiz Maçom",
dentre outras fontes cheguei ao seu Livro intitulado “Exegese Simbólica para o Aprendiz
Maçom", o adquiri e aproveito para parabenizá-lo pelo trabalho, contudo,
gostaria de lhe perguntar quanto à autoria do Painel utilizado pelo REAA GOB, o
Painel de origem francesa de acordo com a página 95 deste livro...quem seria e
data de autoria há algum registro? Sei que não é o Irmão John Harris. Agradeço
desde já pelo auxílio.
CONSIDERAÇÕES:
PRIMEIRO PAINEL DO REAA |
Sobre esse Painel propriamente
dito eu não tenho a data precisa, mas o seu conteúdo certamente foi se adaptando
conforme o ritual se aperfeiçoou ao longo do século XIX até o XX, a despeito de
que o primeiro ritual simbólico do REAA\ somente apareceria na
França em 1804. Nesse ritual o Painel era diferente do que é atualmente
conhecido.
Em termos de Maçonaria
simbólica francesa, nos meados do século XVIII, o que comumente era conhecido
igualava-se aos costumes previstos pelos Modernos de Londres em 1717 (a França
não conhecia o sistema da Grande Loja dos Antigos de 1751).
É por essa razão que o
Painel do primeiro grau do Rito Moderno ou Francês continua até hoje muito
parecido com a Tábua de Delinear do Craft Inglês.
PAINEL ATUAL |
Como o simbolismo do REAA\, que embora filho
espiritual da França trouxesse consigo influências anglo-saxônicas hauridas das
Lojas Azuis norte-americanas alinhadas aos Antigos Ingleses de 1751 (Lawrence Dermott),
os Painéis entre essas duas vertentes foram paulatinamente se diferenciando na
França.
Assim, o Rito Moderno,
embora francês, adotaria costumes da vertente moderna inglesa, enquanto que o
REAA\, igualmente nascido na França, em seu simbolismo vestiria, além
do seu ideário naturalmente francês, também um viés inglês pela influência
trazida da Maçonaria Norte-Americana.
Devido a esses predicados,
os Painéis dos ritos de origem francesa, à exceção do Moderno, se estruturariam
no simbolismo condizente à doutrina francesa de Maçonaria (deísta). Na
realidade são os ditos Painéis de origem francesa a exemplo dos adotados pelo
REAA\ e pelo Adonhiramita, sendo que esse último inverte a posição das
Colunas B\ e J\ em relação às que aparecem no Painel do escocesismo.
PAINEL RITO MODERNO |
Pode-se afirmar então que durante
o período de evolução dos Painéis apareceriam na França mais de uma centena de
Quadros da Loja com conteúdos diversos e de autoria de inúmeros artistas.
Nesse sentido, para
responder com precisão quem seria o autor e qual seria exatamente o Painel do
REAA\ que se transformou naquele que atualmente conhecemos, eu teria
que me dedicar uma pesquisa específica sobre o assunto. Aliás, é o meu
propósito, mas futuramente e de acordo com a ordenação do meu tempo.
O que eu poderia adiantar a
respeito é que a versão atual do Painel de Aprendiz provavelmente tomou seu
formato definitivo entre o final do século XIX e começo do XX, a despeito de que
se devam ainda levar em consideração no curso da história alguns detalhes
pertinentes às Obediências francesas como o Grande Oriente da França, a Grande
Loja da França e a Grande Loja Nacional Francesa.
Ainda e para concluir, há
também que se levar em conta tudo o que disser respeito às inúmeras deturpações
que implacavelmente atingiram as gravuras dos Painéis, sobretudo pelo excessivo
número de edições de rituais que ainda ocorrem na Maçonaria latina. Daí, ao se
montar a grade para pesquisa sobre o assunto, outra deve a acompanhar no
intuito de se depurar seus conteúdos simbólicos – os verdadeiros dos falsos –
isso, posso lhe garantir que não é uma empreitada das mais fáceis.
T.F.A.
PEDRO JUK
DEZ/2017
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