Em
16/11/2019 no 1º Encontro de Orientação Ritualística do Centro Sul Fluminense,
realizado no Oriente de Três Rios, Estado do Rio de Janeiro, o Respeitável
Irmão Henrique Almeida Carneiro, sem mencionar o nome da Loja, REAA, GOB-RJ,
apresenta a seguinte questão:
A COLUNA DE HARMONIA
Em
quais momentos no Ritual deve, ou pode, o Mestre de Harmonia introduzir
músicas? Exemplo: Saco de Propostas e Informações, Tronco de Beneficência, leitura
do Salmo, leitura da oração no encerramento, entrada e saída no Templo, etc.
CONSIDERAÇÕES.
A Coluna de Harmonia na Moderna Maçonaria é
parte integrante do simbolismo maçônico com base na sexta das Sete Ciências e
Artes Liberais da Antiguidade.
Assim, no REAA o oficial encarregado desse
importante ofício é o Mestre de Harmonia. A praxe é de que ele faça sempre reproduzir
músicas apropriadas nos momentos em que não existam de diálogos ritualísticos
durante os trabalhos. Também é função da harmonia atuar como complemento nas
passagens litúrgicas dos momentos iniciáticos.
Nas sessões ordinárias é comum a reprodução de
musicas condizentes com a ocasião, a exemplo de quando do ingresso do préstito
no Templo, durante a saída após o encerramento dos trabalhos, nos giros das
bolsas, na emblemática transmissão da Palavra para a abertura e encerramento,
dentre outros.
Nas Iniciações a harmonia complementa o
simbolismo, por exemplo, durante as viagens, na prova da Taça, no momento do faça-se
a Luz, etc.
A Coluna de Harmonia também se faz presente nos
momentos cívicos quando da entrada e saída do Pavilhão Nacional, oportunidade
em que sucede a execução do Hino Nacional e do Hino à Bandeira.
Não é apropriada a utilização da harmonia nos
momentos em que ocorrem as dialéticas ritualísticas, quando do uso da palavra, na
apresentação de peças de arquitetura, debates e discussões, etc. Também não é
apropriada a sua utilização durante a abertura do Livro da Lei, pois nesse
momento deve existir absoluto silêncio consonante a um ambiente introspectivo e
respeitoso à crença de cada Irmão, não transformando o ato litúrgico numa
cerimônia religiosa.
O Mestre de Harmonia também exerce o ofício de contra-regra,
fazendo soar ruídos e efeitos sonoros que complementam a liturgia que envolve
passagens iniciáticas.
Enfim, as Lojas devem preparar com afinco e
atenção as trilhas sonoras apropriadas que serão executadas nos momentos
propícios. Afinal, se existe a Coluna de Harmonia, então faz sentido que ela
funcione, antes que os críticos do "onde está escrito" se arvorem a
procurar algo que é óbvio e tradicional na Sublime Instituição. Não custa
lembrar que nos tempos dantes, quando ainda não existiam equipamentos eletrônicos
para reproduzir música, era comum que Irmãos músicos executassem músicas ao vivo
durante os trabalhos. Na Maçonaria anglo-saxônica o Mestre de Harmonia é chamado
de Organista.
T.F.A.
PEDRO
JUK
NOV/2019
Prezado Ir.'. Pedro Juk, meu nome JOSÉ ROBERTO D'ABRONZO da ARBLS Liberdade e Trabalho n° 2.242, GOSP, Or.'. Piracicaba. Tive formação musical na Escola de Música de Piracicaba. Toquei flauta transversal em orquestra. Já fui Mestre de Harmonia da minha Loja. Segundo nosso Ir.'. Mozart, "música clássica tem o dom de despertar sentimentos elevados da mente". Ainda hoje, na Abert.'. de uma Sess.'. durante a totalidade do Diál.'.Ritualíst.'. uso executar como fundo musical, "CONCERTO PARA PIANO E ORQUESTRA N° 21 1°MOVIMENTO de Mozart", de modo que se ouça música e diálogo ambos, harmoniosamente, ao mesmo tempo. Na leitura de atas, (SILÊNCIO). No Giro Bolsa de PProp.'. uso música alegre do tipo TRISCH TRASCH de Strauss, ou DANCE OF THE COMEDIANS de Smetana, ou HABANERA de Bizet, etc. Na ord.'. do Dia, (SILÊNCIO). No Tempo de EEst.'. (SILÊNCIO). No Giro do Tronc.'. de Benef.'. MINUET de Bocherini, ou MENUETTO de Mozart, ou PARA ELISA de Beetoven, para ajudar os IIr.'. serem mais generosos com a Obrig.'.da Benef.'.. Na Pal.'. à B.'.da Ord.'. SILÊNCIO. No encerramento, durante a totalidade do Diál.'. Ritualíst.'. CONCERTO PARA PIANO E ORQUESTRA de Mozart. Para quem ocupar esse cargo de importância extremada na Loja, dar preferência para músicas espirituais e evitar as materiais. As materiais são aquelas do tipo que estimulam o corpo a dançar ou até mesmo o desejo de batucar. As músicas espirituais serenam o corpo e elevam o espírito. De um modo geral, difícil o Mestr.'. de Harm.'. errar optar pelas clássicas. Mas para habituar´se, só ouvindo boas músicas. Entenda-se que as músicas citadas acima servem como exemplo, mas que já foram mais que testadas. AAbr.'. FFrat.'.
ResponderExcluirObrigado pelos comentários e pela visita. Fraterno Abraço.
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