terça-feira, 15 de agosto de 2023

POSTURA DO ORADOR DURANTE A ABERTURA DO LIVRO DA LEI

Em 09.04.2023 o Respeitável Irmão Henrique Almeida Carneiro, Loja Independência e Luz, 301, REAA, GOB-RJ, Oriente de Barra Mansa, Estado do Rio de Janeiro, apresenta a seguinte questão:

 

POSTURA

 

Gostaria de saber qual deve ser a postura dos Irmãos, estando de pé, durante o transcurso inicial da Abertura dos Trabalhos, antes da abertura do Livro da Lei. Os braços devem estar estendidos ao logo do corpo? Ou podem ficar abaixados e cruzados a frente?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

                 O Orador, que diante do Alt dos JJur irá abrir e ler um trecho do L da L para a abertura dos trabalhos, assume uma postura respeitosa e mais natural possível.

Desse modo, antes de tomar o L da L às mãos, parado mantém-se com os braços estendidos ao longo do corpo. No momento apropriado toma o L às mãos, lê o trecho pertinente, coloca o L da L aberto sobre o Alt e posiciona as demais LL EEmbl de acordo com o Grau. Ato seguido, ao ouvir o comando do Ven Mestre para que todos se coloquem à Ord, também assim procede, isto é, se posiciona com o corpo ereto, pp uun pelos cc em esq, compondo o respectivo S de Ord.

Por oportuno, vale lembra que na ocasião da abertura do L da L o Orador não faz nenhum gesto ou reverência. Deve executar a sua tarefa com naturalidade e respeito. Apenas isso. Não existe nessa oportunidade nenhum meneio com a cabeça, inclinação com o corpo ou outros gestuais nesse sentido.

 PS - Antes da abertura da Loja, os Irmãos não compõem o Sin. Isso quer dizer que ficam simplesmente em pé com os respectivos braços estendidos (caídos) ao lado do corpo. A exceção é o Mestre de Cerimônias que estará munido do seu bastão.

 

T.F.A.

 

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

AGO/2023

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário