Em 13.04.2023 o Respeitável Irmão João Artur Gusmão Rodrigues, Loja União Mística, 2440, REAA, GOB-SC, Oriente de Videira, Estado de Santa Catarina, apresenta as dúvidas seguintes:
ORIGENS DO REAA
Primeiro gostaria de agradecer a sua disposição de
responder prontamente as perguntas formuladas anteriormente sobre a alegoria
das Provas, Viagens e Purificações. Se o Irmão se interessar, posso enviar mais
tarde o trabalho que fiz sobre esse tema.
Mas o que me faz contatar o Irmão novamente é que
agora estou iniciando uma pesquisa para outro trabalho, desta vez, sobre a
origem do REAA. Assim pergunto ao Irmão:
1.
Porque
Escocês, Antigo e Aceito?
2. O Irmão em um “post”, afirmou que o REAA foi
constituído de cima para baixo, ou seja, iniciou pelos altos graus. Qual seria
esse rito? O Rito de Heredon? (que é o mesmo Rito de Perfeição?)
3. Qual o papel de Etienne Morin na criação do REAA?
4. Qual o papel, se é que teve influência, do discurso
de Ransay para a criação dos altos graus?
CONSIDERAÇÕES.
Na verdade,
com a decapitação de Carlos I, rei católico da família stuartista, a sua viúva,
a rainha Henriqueta de França recebe exílio político de Luiz XIV, rei da
França.
Com isso a
rainha viúva e seu séquito acabariam se instalando no Norte da França em Saint-Germain-em-Laye
e, sob a capa de Lojas Maçônicas conhecidas como Guardas Irlandeses, ou Regimento
Walch, tramaram em solo francês a retomada do trono inglês para reconduzir
Carlos II à coroa inglesa. É oportuno lembrar que em 1649 Carlos I havia sido
decapitado por conta da Revolução Puritana de Cromwell.
À vista disso,
a presença de parte da família dos Stuarts no Norte de França acabou
sendo um elemento importante que influenciou diretamente o sistema da vertente
maçônica “escocesista” na França. Nesse contexto, a documentação básica do
escocesismo ficaria composta na seguinte ordem: pelo discurso de André M. de Ramsay,
pelo Capítulo de Clermont, pelo Conselho dos Imperadores do Oriente e do
Ocidente (Pirlet) e finalmente pelo Rito de Perfeição, ou de Heredom.
Assim, todo
esse movimento maçônico escocesista, stuartista e jacobita teve sua semente plantada
a partir da presença política dos Stuarts no Norte da França em 1649.
Graças a isso
é que o título “escocês” passou a ser conhecido como um dos elementos de
identificação dessa vertente maçônica, então constituída em solo francês.
Resposta para
a pergunta nº 02 – Na verdade,
o Rito intitulado Escocês Antigo e Aceito inicialmente estava ligado apenas aos
Altos Graus. Vários fatores fizeram com que o Rito de Heredom, ou de Perfeição,
com seus 25 graus originais saísse da França em direção a América Central e,
posteriormente, aos EE. UU. da América do Norte.
Em linhas
gerais, esse rito ao chegar na América pela carta conhecida como a Patente de Étienne
Morim acabou se transformando em um rito de 33 graus, resultando na fundação e do Primeiro Supremo Conselho do REAA.
Em face à
guerra dos mulatos que ocorria ao final do século XVIII e início do século XIX
em São Domingos, o rito foi levado da América Central à America do Norte. Dessa
maneira, mais precisamente em Charleston na Carolina do Sul, a 31 de maio de
1801, sobre o paralelo 33 da Terra, era então fundado o 1º Supremo Conselho Mãe
do Mundo para o REAA.
Desse modo, o
Rito de Heredom, com seus originais 25 graus, acabaria por várias razões se transformando no REAA
com os 33 graus.
Nessa conjuntura, a patente de Morin possuía o desiderato de fundar, ao redor do mundo, outros Supremos Conselhos para o REAA.
Essa condição
de formar outros Supremos Conselhos com altos graus, inicialmente não se preocupava
com o franco-maçônico básico universal composto pelos graus de Aprendiz,
Companheiro e Mestre.
Foi dessa
forma que REAA, então recém fundado, na verdade não possuía simbolismo, ou
seja, dos seus 33 graus o rito realmente possuía 30 graus, cujos quais se
iniciavam no 4º grau e iam até o 33º.
No REAA, a lacuna
deixada pela falta dos três primeiros graus elementares e universais da
Maçonaria foi resolvida em solo norte-americano em se emprestando esses graus
do sistema das Lojas Azuis norte-americanas.
Por esse
motivo, o REAA, filho espiritual da França (latino por excelência), nascia nos
EE. UU. da América do Norte e no princípio trabalhava emprestando os três
primeiros graus do sistema norte-americano (anglo-saxônico) que praticava a ritualística dos “Antigos” da Grande Loja rival de 1751, oponente da Grande Loja dos “Modernos” de 1717.
Com os três
primeiros graus emprestados das Lojas Azuis o REAA então passava a contar com
33 graus, ou seja, três emprestados e outros 30 originais. Em solo
norte-americano a questão parecia resolvida, todavia, o mesmo não se daria
quando do retorno do REAA à França, oportunidade em que necessariamente precisou construir
os seus primeiros rituais para o simbolismo, o que ocorreria em 1804, já que na
Europa, distante da América do Norte, o sistema das Blue Lodges era
completamente desconhecido.
Nessa época a
Maçonaria francesa também vivia através de uma das suas vertentes, a influência
da Primeira Grande Loja de Londres que havia sido fundada em 1717 e era conhecida
pejorativamente como a Grande Loja dos Modernos (vide a história das duas
Grandes Lojas rivais na Inglaterra).
Resposta para
a pergunta nº 03 – Como já
comentado anteriormente Étienne Morin trazia consigo uma patente para a fundação
de novos Supremos Conselhos ao redor do mundo. Essa patente, por razões
desconhecidas, acabaria nas mãos de Grasse Tilly, Frederick Dalcho, dentre
outros, todos fundadores do Primeiro Supremo Conselho.
A bem da
verdade, alguns autores atribuem a Grasse Tilly a fundação, antes do de Charleston,
de um Supremo Conselho em 1801 nas Índias Ocidentais, também conhecidas como
São Domingos.
Relata-se
ainda que que esse Supremo Conselho - que supostamente apareceu antes do de
Charleston - seria desconhecido, ou “abafado” pelos norte-americanos.
De tudo, o
fato é que foi sob essa patente conhecida como a Carta Patente de Morin que houve
o engodo de que Frederico, o Grande, Rei da Prússia havia presidido uma reunião
para a elaboração das Grandes Constituições de 1786. Dizem alguns que Frederico,
nessa ocasião recomendava o aumento de 25 para 33 graus.
Na verdade,
isso mais parece ter sido alguma estratégia de Tilly junto com os demais seus companheiros
do que algo que mereça crédito, já que primeiramente o Rei Frederico normalmente
dizia detestar qualquer grau acima do 3º - chamava-os de “ocos e vazios”. Em
segundo lugar, seria impossível que Frederico o Grande, presidisse a reunião para
a construção das Grandes Constituições, então escritas em maio de 1786, pois desde
fevereiro daquele ano o Rei se achava entrevado em uma cama que lhe serviria em
breve como leito de morte.
Por essas
razões, experts desmentem a participação de Frederico o Grande na elaboração
das Constituições de 1786. Desafortunadamente, mesmo assim ainda muitas
autoridades do REAA preferem o "faz de conta" e voltam os olhos para o lado
contrário de onde se encontra a verdade.
Étienne Morin
em si não teve nada a ver diretamente com isso, salvo ter possuído a patente
que inexplicavelmente acabou um dia em mãos de Grasse Tilly, Delahogue, Dalcho,
John Mitchel, Isaac Himann Long, dentre outros.
Resposta para
a pergunta nº 04 – Na conjuntura
da Maçonaria, e particularmente para o escocesismo, André Michael de Ramsay,
nascido na Escócia, filho de pai protestante, tentou proferir seu famoso
discurso que, sob a sua óptica, afirmava que a Maçonaria não era herdeira dos
construtores da Idade Média, mas tinha sim origens na Ordem da Milícia da Ordem
do Templo, comumente conhecida como Templários. Evidentemente esse foi um
ufanismo de Ramsay, pois na verdade ele propunha mesmo era uma aristocratização
da Maçonaria, elegendo títulos pomposos para os altos graus que mais
satisfaziam, em alguns casos, à vaidade de alguns. Ramsay teve o seu discurso
proibido na França pelo cardeal Fleury, embora posteriormente ele, o discurso, tivesse sido
impresso e divulgado.
De certo modo,
os devaneios de Ramsay não foram levados muito a sério, em que pese a
característica de altos graus acabasse se coadunando de maneira organizada na
Maçonaria intitulada escocesista. À vista disso, o discurso de André Miguel de
Ramsay acabaria se constituindo em um dos elementos básicos para a construção do
escocesismo na França.
T.F.A.
PEDRO JUK
http://pedro-juk.blogspot.com.br
AGO/2023
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