terça-feira, 28 de maio de 2024

O MESTRE DE HARMONIA


Em 05.09.2023 o Respeitável Irmão Antonio Carlos Manso, Loja Inconfidência e Liberdade, 2370, REAA, GOB, Oriente de São Gonçalo do Sapucaí, Estado de Minas Gerais, apresenta a dúvida seguinte:

 

MESTRE DE HARMONIA



 

Gostaria de conhecer as atribuições do Mestre Harmonia em loja do REAA.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

O Mestre de Harmonia, como bem diz o nome, cuida da harmonia no ambiente da Loja durante os trabalhos. A Música é a sexta das sete Nobres Ciências e Artes Liberais e está presente na liturgia Maçônica desde a Idade Média, mediante ao ingresso dos primeiros maçons especulativos.

No contexto maçônico, o titular da Coluna da Harmonia é quem faz soar, em momentos apropriados, melodias compatíveis com o ambiente de trabalho na Loja.

Geralmente, também é função do Mestre de Harmonia, fazer reproduzir (atualmente por meios eletrônicos) os ruídos que complementam as passagens iniciáticas, a exemplo dos efeitos sonoros previstos durante as viagens e as provas.

Muitas Lojas também atribuem ao Mestre de Harmonia o ofício de gerenciar os efeitos visuais, tal como o apagar e acender de lâmpadas que em momentos apropriados a liturgia maçônica exige.

O roteiro das músicas que compõem a harmonia da Loja, exigem do titular, acurada observação, respeito, dedicação e bom gosto, fazendo soar na medida certa, melodias compatíveis com o ambiente maçônico. Atualmente é possível se encontrar prontas, mídias apropriadas para os trabalhos da Coluna da Harmonia, não obstante ter havido tempos em que as músicas eram produzidas ao vivo por instrumentos musicais, tais como órgãos tubulares, violinos e violoncelos.

 

 

T.F.A.

 

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

MAIO/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário