Em 03.10.2023 o Respeitável Irmão Alberto Sobrinho, Loja Liberdade e União, 1158, REAA, GOB-GO, Oriente de Goiânia, Estado de Goiás, apresenta a dúvida seguinte:
APROVAÇÃO DA ATA.
Estando a Loja aberta em Câmara do Meio e havendo necessidade, pode ser feito a leitura de uma Ata de uma Sessão Ordinária do Grau 1, ocorrida na semana anterior?
CONSIDERAÇÕES:
Isso é altamente contraditório, levando-se em conta de que ata deve ser lida e aprovada em grau a ela correspondente. Assim, não tem como se aprovar uma ata de Aprendiz em Loja de Mestre. Isso seria desrespeitar o ritual.
Além disto, pergunta-se: e como ficariam os Aprendizes e Companheiros que eventualmente estiveram presentes na sessão relativa à ata? Eles não poderiam se manifestar a respeito? Ora, cada coisa no seu devido lugar.
Se o caso fosse por transformação de Loja, seguindo o ritual, primeiro dever-se-ia transformar a Loja de Mestre para de Companheiro, e depois, de Companheiro para Aprendiz. Assim, mais uma vez, pergunta-se: e os Aprendizes e os Companheiros? O que dizer do seu direito de votar na aprovação de uma ata em que eles estiveram presentes?É oportuno ainda mencionar que por transformação de Loja, não existe no ritual de Mestre transformação do 3º, diretamente para o 1º Grau. Seria preciso antes se transformar a Loja para o 2º Grau e depois para o 1º Grau. Na verdade, uma tremenda perda de tempo.
Deste modo, o melhor mesmo é não inventar, mas seguir a regra de que ata do 1º Grau, como previsto no ritual, deve ser lida e aprovada em Loja aberta no Grau de Aprendiz, e assim sucessivamente. Para aprovação de ata, não é recomendável fazê-la por transformação de Loja.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
JUN/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário