sexta-feira, 28 de junho de 2024

APROVAÇÃO DE ATA DE APRENDIZ EM LOJA DE MESTRE. ISTO PODE?

Em 03.10.2023 o Respeitável Irmão Alberto Sobrinho, Loja Liberdade e União, 1158, REAA, GOB-GO, Oriente de Goiânia, Estado de Goiás, apresenta a dúvida seguinte:

 

APROVAÇÃO DA ATA.

 

Estando a Loja aberta em Câmara do Meio e havendo necessidade, pode ser feito a leitura de uma Ata de uma Sessão Ordinária do Grau 1, ocorrida na semana anterior?

 

CONSIDERAÇÕES:

 

Isso é altamente contraditório, levando-se em conta de que ata deve ser lida e aprovada em grau a ela correspondente. Assim, não tem como se aprovar uma ata de Aprendiz em Loja de Mestre. Isso seria desrespeitar o ritual.

Além disto, pergunta-se: e como ficariam os Aprendizes e Companheiros que eventualmente estiveram presentes na sessão relativa à ata? Eles não poderiam se manifestar a respeito? Ora, cada coisa no seu devido lugar.

                  Se o caso fosse por transformação de Loja, seguindo o ritual, primeiro dever-se-ia transformar a Loja de Mestre para de Companheiro, e depois, de Companheiro para Aprendiz. Assim, mais uma vez, pergunta-se: e os Aprendizes e os Companheiros? O que dizer do seu direito de votar na aprovação de uma ata em que eles estiveram presentes?

É oportuno ainda mencionar que por transformação de Loja, não existe no ritual de Mestre transformação do 3º, diretamente para o 1º Grau. Seria preciso antes se transformar a Loja para o 2º Grau e depois para o 1º Grau. Na verdade, uma tremenda perda de tempo.

Deste modo, o melhor mesmo é não inventar, mas seguir a regra de que ata do 1º Grau, como previsto no ritual, deve ser lida e aprovada em Loja aberta no Grau de Aprendiz, e assim sucessivamente. Para aprovação de ata, não é recomendável fazê-la por transformação de Loja.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

JUN/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário