domingo, 1 de fevereiro de 2026

SUBSTITUTO E O USO DO CHAPÉU - REAA

Em 07/07/2025 o Respeitável Irmão Phelipe Gomes, Loja Jesus Sales de Andrade, 4863, REAA, GOB-CE, Oriente de Varjota, Estado do Ceará, solicita o seguinte esclarecimento:

 

SUBSTITUTO E O CHAPÉU

 

Querido irmão Pedro Juk, o 1° Vigilante ao substituir o Venerável Mestre usa chapéu também?

 

CONSIDERAÇÕES

 

O 1º Vig, nas sessões ordinárias quando estiver substituindo o Ven Mestre da sua Loja, estará no exercício do cargo de Venerável, portando, inclusive, o 1º malhete da Oficina. À vista disso, exercendo a função de Venerável, 1º Vig usa sim o chapéu negro e de aba mole previsto pelo ritual.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

 

FEV/2026

CIRCULAÇÃO E ABORDAGEM - RITUALÍSTICA REAA

Em 06.09.2025 o Respeitável Irmão João Marcos Boim de Freitas, Loja Obreiros da Paz, 3850, REAA, GOB MINAS, Oriente de Piraúba, Estado de Minas Gerais, solicita esclarecimentos.

joaomboim@gmail.com

 

CIRCULAÇÃO E ABORDAGEM

 

1 - Participei de uma sessão de uma loja do GOB MINAS que trabalha no REAA e quando da circulação da bolsa e do tronco quando os oficiais (Mde CCer e Hosp) chegaram no Cobr Int ele ficou em P e a Ord, desfez o sinal e pegou a bolsa, o oficial colocou na bolsa e no tronco o que era pra ser colocado. Em seguida o oficial fez o sinal de ordem, desfez e pegou a bolsa, neste momento que fez o sinal foi o G T, e sentou. Esse procedimento é o correto ou não precisa fazer assim?

2- Na circulação da bolsa e do tronco, os oficiais, iniciam no Ven∴ Mestre,1º Vig, 2º Vig, Orad ,Secr, G T, depois AAut Maç, MM II, MM da Coluna do S, MM da Coluna do N, CComp e AApr.

Os MM II podem tomar assento nas colunas, sendo assim serão tratados como os demais MM MM, porque estão nas colunas, certo?

Espero ter explicado minhas dúvidas ao irmão desde já agradeço a orientação e lhe desejo um ótimo final de semana com a proteção do GADU!

 

CONSIDERAÇÕES

 

Inicialmente eu gostaria de comentar que no REAA, cuidam da porta do Templo, interna e externamente, respectivamente, o Cobridor Interno e o Cobridor Externo. Guarda do Templo é nome dado em outro rito.

1 - O ritual em vigência de Aprendiz, REAA, GOB, menciona na sua página 43 que o titular da bolsa, ao colocar a sua proposta, óbolo ou voto, o faz ajudado pelo Cobr Int. Para isso, o titular circulante se aproxima do Cobr Int, que o aguarda em pé, portanto à Ordem. À chegada do titular, o Cobr Int desfaz o sinal e dele recebe a bolsa, colocando-se com e mesma na forma de costume; por sua vez, o titular da coleta, sem fazer nenhum sinal, deposita a sua proposta, óbolo ou voto, e imediatamente recebe de volta a bolsa; o Cobr Int, sem fazer nenhum sinal, volta a sentar-se e o titular com a bolsa se coloca entre Colunas.

2 - A ordem de abordagem do titular que circula com a bolsa está especificada no Ritual de Aprendiz do REAA vigente, página 43. GOB: "Para a coleta, segue-se obrigatoriamente a seguinte ordem: Ven Mestre, 1º e 2º VVig, Orad, Secr, Cobr. Int, ocupantes das duas Cadeiras de Honra (da direita e da esquerda do Trono, respectivamente), demais IIr do Or, MM das CCol do Sul e do Norte, CComp, AApr e, finalmente, antes de se posicionar entre CCol, o próprio titular coloca o seu óbolo, sua proposta ou voto (ajudado pelo Cobr Int)".

Quanto aos Mestres Instalados que resolverem ocupar lugar no Ocidente (eles podem assim proceder), serão abordados junto com os demais Mestres Maçons nas Colunas. Não há distinção para a coleta neste caso.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

 

FEV/2026

 

CEMITÉRIO - ATIVIDADE NÃO PREVISTA

Em 06.09.2025 o Respeitável Irmão Geraldo Orias Fagundes, Loja Vigilantes do Araxá, 2479, REAA, GOB MINAS, Oriente de Araxá, Estado de Minas Gerais, apresenta a seguinte questão:

 

CEMITÉRIO

 

Tenho uma dúvida, pois já li em algum lugar que ao buscar o Candidato a ser iniciado, não devemos levar ele a cemitérios, asilos e hospitais. Fui escalado para buscar um Candidato em sua residência e o Venerável Mestre orientou para o levarmos a um cemitério. Não encontrei o material onde li esta proibição, pode me ajudar com esta informação? É permitido fazer isso?

 

CONSIDERAÇÕES

 

              Absolutamente, isto não este previsto em lugar nenhum do ritual. Insistentemente, eu tenho dito que a Maçonaria não é uma escola de trotes, portanto não incentiva práticas tais como as de levar candidatos à Iniciação a hospitais, asilos e cemitérios.

Assim, o ritual de Aprendiz do REAA vigente no GOB obviamente não mencionada nada nesse sentido, inclusive aborda, nas páginas 112 e seguintes, como, onde e por quem o
candidato, respeitosamente é conduzido e recebido na Loja, antes da cerimônia de iniciação.

À vista disso, é certo de que não se encontrará nenhuma orientação induzindo à condução de candidatos a cemitérios, como se a Maçonaria fosse uma espécie de necrópole.

O mais lamentável nesse caso é se ver um Venerável Mestre, que na sua Instalação jurou cumprir os rituais, em total desrespeito a ele, “orientar” antes a condução do candidato à iniciação até um cemitério, fato que nem sequer é mencionado na liturgia de iniciação maçônica.

Infelizmente, alguns ainda insistem em trazer à tona certos anacronismos hauridos da escuridão (ignorância) de um passado distante.

 

T.F.A.

 

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

 

FEV/2026