Em 07/11/2022 o Irmão Thiago Wu, Aprendiz Maçom
da Loja 3 de Maio, 4323, Rito Brasileiro, GOB-PR, Oriente de Santa Terezinha de
Itaipu, Estado do Paraná, apresenta a dúvida seguinte:
TELHAMENTO
Conheci o trabalho e estudos do Sr. após o último
ERAC Sudoeste.
Gostaria de perguntar sobre o tema que é meu
trabalho de Aprendiz (O Telhamento, no Rito Brasileiro) pois vi em seu blog que
já estuda há algum tempo sobre a matéria;
Os Irmãos de minha Loja sempre dizem que o
telhamento é a parte já dentro de Loja em que o Venerável Mestre realiza o questionário
aos visitantes, todavia, vejo que há grandes divergências no entendimento dos Irmãos
de outros ritos e Orientes, pois chamam de telhamento o questionário inicial
feito fora da Loja (no rito brasileiro chamamos isso de exame de um Irmão
desconhecido), será que se trata de divergência por conta dos Ritos? Ou seria
algum engano de alguma das partes?
CONSIDERAÇÕES.
De início, vale lembrar que a prática do “telhamento”
não é exclusividade deste ou daquele rito maçônico. O ato de se praticar o
telhamento a eventuais desconhecidos que se apresentem para os trabalhos é
prática universal na Maçonaria.
Em relação à questão presentada, o que me parece é que toda a “turma” aí anda é mesmo equivocada, pois não existe
essa de se relacionar a ação de um telhamento fora ou dentro do templo – tudo é
telhamento.
Ora, a qualquer exame feito para se verificar
a qualidade maçônica de alguém, seja na parte interna ou externa do edifício
que abriga a Loja, dá-se o nome de “telhamento”.
A palavra “telhamento” é um neologismo
maçônico que se originou de telhadura – como está no dicionário da língua
portuguesa; é a ação de cobrir com telhas.
Em Maçonaria, de maneira figurada, telhamento
está diretamente relacionado à cobertura do Templo, isto é, cobrir no sentido
de que ninguém possa de fora ver ou ouvir o que se passa no seu interior.
A cobertura do recinto de trabalho maçônico
é muito antiga e é originária dos tempos da Maçonaria Operativa ou de Oficio (nossos
ancestrais).
Desse modo, as corporações de ofício da
Idade Média guardavam os planos da obra debaixo de sete chaves. O segredo profissional
e do processo de construção de uma catedral, por exemplo, era estritamente
observado, sobretudo porque envolvia os trâmites de negócios financeiros da
corporação. Exigia-se segredo absoluto.
Sob o segredo profissional também havia
uma severa vigilância, principalmente para que ao cowans
não interferissem na qualidade dos trabalhos.
Assim, quando um intruso era apanhado
espionando algo no canteiro de obras, como castigo, geralmente o curioso era então
amarrado e conduzido para debaixo das calhas de águas pluviais onde, como pela
pelo delito, se submetia às águas geladas oriundas das chuvas que ocorriam nas
baixas temperaturas, comuns no norte da Europa.
Graças a isso, o vocábulo telhamento se
relacionou diretamente com a cobertura do recinto, ou o lugar onde a chuva não
penetra. Essa é a origem do termo “goteira” que é dado na Maçonaria a um não
iniciado que se aproxima.
Desse modo, nessa conjuntura os
substantivos goteira, telhamento e cobertura são interligados, já que
notadamente nessas circunstâncias o edifício que abriga a Loja é coberto por
telhas, não por trolhas.
No argumento prático da liturgia
maçônica, o templo é coberto pelo Cobridor, oficial que na Maçonaria latina tem
por ofício "cobrir" os trabalhos da Loja. Na Maçonaria de origem
inglesa esse oficial é o Tyler - de telhador.
Vale então dizer que em Maçonaria, qualquer
ação ou prática que envolva o exame para a verificação da qualidade maçônica de
alguém, chama-se “telhamento”.
Houve tempo em que graças a uma
tradução errada dizia-se que telhamento era o trolhamento. Na verdade, o termo trolhamento
está relacionado à trolha que é a desempenadeira utilizada pelo pedreiro para se
servir da argamassa e para alisar as superfícies das paredes rebocadas. Dá-se
também o nome de trolha à colher que o pedreiro utiliza para assentar pedra e tijolos
na elevação das paredes. Em Maçonaria, a trolha é um instrumento que
simbolicamente alisa, ou seja, elimina eventuais rusgas que porventura possam
existir entre os Irmãos. Já a o telhamento é o ato de telhar, ou cobrir com telhas.
À vista disso, “telhamento” também é o
nome dado ao questionário aplicado ritualisticamente pelo Venerável Mestre aos
visitantes desconhecidos.
Para concluir, quem cobre o templo é o
Cobridor e, diante disso, quando alguém se retirar dos trabalhos, temporária ou
definitivamente, diz-se que esse alguém teve para si o templo coberto (pelo Cobridor).
Portanto, é equivocada a forma de se dizer que é o retirante quem cobre o
templo. Como dito, quem cobre é o Cobridor.
T.F.A.
PEDRO JUK
jukirm@hotmail.com
http://pedro-juk.blogspot.com.br
MAR/2023