quarta-feira, 26 de junho de 2024

BATIDAS NA PORTA DO TEMPLO

Em 26.09.2023 o Respeitável Irmão Orlando dos Santos Souza, Loja Amor e Trabalho do Rio, 10, REAA, GOIRJ (COMAB), Estado do Rio de Janeiro, RJ, apresenta a dúvida seguinte:

 

BATIDAS NA PORTA NA ENTRADA DO TEMPLO

 

Mais uma vez ouso incomodá-lo com perguntas que ainda geram dúvidas e dívidas.

Meu irmão quando estamos na Átrio e após a entrada do Cobridor Interno, quantas pancadas são dadas na porta do Templo? E uma vez dentro do Templo, quantas batidas são dadas pelo Mestre de Cerimônias para anunciar a composição da Loja?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

                 O mais comum, no caso do REAA, é que no Átrio, para o ingresso no Templo, o Mestre de Cerimônias dê com o punho cerrado da mão direita (passa momentaneamente o bastão para a mão esquerda) pelo lado de fora da porta, a bateria do grau que a Loja irá trabalhar.

Por sua vez, o Cobridor Interno, que já deve estar dentro do Templo nesta ocasião, abre a porta, sem percutir nenhuma bateria.

Após a condução, pelo Mestre de Cerimônias, do Venerável Mestre ao trono, a porta é fechada e o Mestre de Cerimônias, em silêncio, simplesmente se desloca ao seu lugar em Loja. Originalmente, não existe nenhuma bateria, e nem é comum o Mestre de Cerimônias, neste instante, anunciar a composição da Loja. Ora, isso originalmente ocorre mais adiante no ritual, quando o Venerável Mestre pergunta ao Chanceler se há número regular para a abertura dos trabalhos e em seguida ao Mestre de Cerimônias se a Loja está devidamente composta. Assim, não faz sentido o Mestre de Cerimônias antecipadamente dar essa informação, muito menos efetuar bateria.

Na hipótese de existir algum ritual que preconize essa prática extemporânea do Mestre de Cerimôniasa, este carece de uma regular correção.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

JUN/2024

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário