Em 24.09.2023 o Respeitável Irmão Marcos Roberto Friéde, Loja Fraternidade Acadêmica Sementes do Amanhã, REAA, GOB-SP, Oriente de Hortolândia, Estado de São Paulo, apresenta a dúvida seguinte:
VENERÁVEL MESTRE VISITANTE
Gostaria de um esclarecimento por parte do Ir∴, em relação a uma dúvida que tenho tido quando em visita a Oficinas coirmãs. Acontece que estou me utilizando das alfaias de M∴ I∴, pois entendo que em uma sessão possam haver diversos MM∴ II∴, mas apenas um V∴ M∴ caso a sessão não seja conjunta. Porém, alguns IIr∴ me disseram que o correto seria que eu me utiliza-se das alfaias de V∴ M∴ inclusive utilizando os punhos, pois estou no exercício das funções em minha oficina.
Ficaria muito grato pelas suas orientações.
CONSIDERAÇÕES.
Nas Lojas do REAA no GOB, o Venerável Mestre visitante se apresenta vestido com os seus paramentos completos, inclusive os punhos.
O Venerável Mestre é uma autoridade da faixa 01, Artigos 219 e 220 do RGF, portanto, como visitante ele ocupa o lugar das autoridades no Oriente, abaixo do sólio.
Na realidade, isto nada tem a ver a presença de outros Veneráveis Mestres na sessão, pois como dirigente da Loja estará o Venerável Mestre titular empunhando o 1º malhete. Os demais, titulares nas suas Lojas, que eventualmente possam estar presentes, são Veneráveis Mestres visitantes.
Ao concluir, vale a pena comentar que uma sessão conjunta ocorre entre Lojas “incorporadas”, devendo ser as mesmas do mesmo rito e da mesma Obediência. No caso, não existe duplicidade de cargos, devendo assumir um titular para cada função, distribuídos de comum acordo entre as Oficinas incorporadas.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
JUN/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário