terça-feira, 25 de junho de 2024

CHEGANDO ATRASADO E OUTROS PROCEDIMENTOS

 

Em 25.09.2023 o Respeitável Irmão Gessy Faustino Barbosa, Loja Luz e Redenção, 2005, REAA, GOB, Oriente de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, apresenta as dúvidas seguintes:

 

CHEGANDO ATRASADO

 

Gostaria de alguns esclarecimentos:

1) Na sua orientação dada através do blog em 24/04/23 sobre a entrada em loja de irmãos retardatários, a reposta do Cobridor Interno deve ser 3 e não 1. Nossa Loja vem praticando resposta com 1 batida. Poderia me orientar?

2) Grau 2. Ritual pag. 29, 1º Vig - Verificar se todos os presentes nas colunas são MMaç. pergunto, o correto não seria CComp MMaç?

Os VVig.'. Percorrem as suas CCol ... recebem o Sin, Toq e Pal de Pas ... Li em nas suas orientações da SOR que deve ser a Pal Sagr, Confere? Antecipadamente deixo aqui
meus agradecimentos e quero parabenizá-lo pelo seu belíssimo trabalho.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

  1. O ritual em vigência do REAA não menciona a hipótese do atraso, portanto, não há ainda uma orientação oficial nesse sentido. O novo ritual previsto para o ano de 2024 trará uma orientação nesse sentido. Sem a pretensão de regulamentar o atraso, haverá uma orientação de procedimento para o caso.
  2. Assim, as recomendações previstas no ritual que virão, são as de que o atrasado bata sempre como Aprendiz Maçom. Se o momento não for propício, o Cobridor Interno responde com a mesma bateria (Aprendiz) pelo lado de dentro da porta. Isto significa que o retardatário deve aguardar até que seja possível a sua entrada. Daí em diante seguem-se os procedimentos costumeiros, onde o Cobridor Interno, sendo possível, comunica à Loja sobre a presença de um retardatário no Átrio. Cabe ao Cobridor, nos procedimentos da praxe, verifica se o atrasado tem grau suficiente para entrar.
  3. Pancada única é bateria profana e não é o caso. Inventaram essa pancada e ela acabou se difundido. Ela não estará prevista no novo ritual do REAA que virá em 2024.
  4. Verificar se todos nas colunas são “maçons”. No caso do Grau de Companheiro, o novo ritual que virá trará o seguinte: “verificar se todos nas Colunas são Companheiros Maçons.
  5. Sim, é a Pal Sagr, pois a de Pal de Pas somente deve ser solicitada, caso necessária, ao se ingressar no Templo. Assim, na verificação dos presentes para a abertura da Loja, os Vigilantes tomam a Pal Sagr, já que a ocasião é a de examinar a qualidade do Grau dos presentes dentro do Templo. Isso já faz tempo que foi corrigido no SOR - Sistema de Orientação Ritualística implantado pelo Decreto 1784/2019 e publicado no Boletim 31 de outubro de 2019. Graças a isso é que o SOR se encontra hospedado na Página Oficial do GOB. Para acessá-lo é necessário o E GOB CARD, o CIM e a Palavra Semestral. Todas as correções e orientações inseridas no SOR farão parte dos novos Rituais.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

JUN/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário