Em 26.09.2023 o Respeitável Irmão Álvaro Mattos da Costa Filho, Loja Fé e Esperança, REAA, GOB-SP, Oriente de Jaboticabal, Estado de São Paulo, apresenta a dúvida seguinte:
SUBSTITUTOS DOS VIGILANTES
Mais uma vez recorro aos seus conhecimentos para nos esclarecer uma dúvida:
Na composição da Loja, antes do início dos trabalhos estando ausentes os titulares dos cargos de Primeiro e Segundo Vigilantes, quais oficiais os substituem?
O Primeiro Experto substitui o Primeiro Vigilante e o Segundo Experto substitui o Segundo Vigilante, seria isso?
Nas mesmas condições (antes do início dos trabalhos), estando ausente somente o Segundo Vigilante seria o Primeiro Experto que o substituiria?
Contando mais uma vez com sua atenção, agradeço antecipadamente.
CONSIDERAÇÕES:
Inicialmente, vale mencionar que não existe previsão para que sejam substituídos, por falta de frequência, os dos dois Vigilantes titulares de uma Loja, de uma só vez. Nesta conjuntura, entende-se que se das três Luzes eleitas para dirigir a Loja, estejam faltando duas delas, algo não está correndo bem no seu cotidiano.
A bem da verdade, os nossos Regulamentos e Rituais não foram elaborados prevendo faltas, atrasos, etc., e outros elementos não recomendáveis.
Deste modo, é até admissível, esporadicamente, por motivos de força maior, a ausência de uma das Luzes da Loja, no entanto, duas delas, ou até as três, serial algo inadmissível e desrespeitoso para com os regulamentos em vigência. Entende-se que quando se tratam de regras legalmente estabelecidas, é inadmissível o “faz de conta”.Assim, no REAA, por exemplo, na hipótese da falta de uma das Luzes da Loja, no caso o Venerável Mestre, por exemplo, em uma Sessão Ordinária, conforme o RGF, o 1º Vigilante é o seu substituto legal. Por extensão, o cargo do 1º Vigilante, conforme o RGF, será ocupado pelo 2º Vigilante que, por sua vez, terá o seu cargo preenchido pelo 2º Experto, nunca pelo 1º Experto, como expressa a sua questão. Desse modo, o 1º Experto não é substituto do 1º Vigilante em nenhuma hipótese.
Vale salientar que no caso das sessões magnas de Iniciação, Elevação e Exaltação, na falta do Venerável Mestre titular, o substitui o Mestre Maçom Instalado mais recente da Loja
À vista destes comentários, admite-se até a falta de uma das Luzes que foram eleitas para dirigir a Loja, todavia, duas delas, não. Consequentemente, não é possível criar regras porque uma Loja tem problemas com frequência. Nesse caso, o mais apropriado é resolver os problemas da Loja e não os resolver com estratagemas equivocados.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
JUN/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário