sexta-feira, 28 de junho de 2024

PRÁTICAS RELATIVAS AO SINAL DE ORDEM E A SAUDAÇÃO

Em 27.09.2023 o Respeitável Irmão João Vianei Werlang, Loja Tiradentes, 2432, REAA, GOB-PR, Oriente de Marechal Cândido Rondon, Estado do Paraná, apresenta a dúvida seguinte:

 

SINAL DE ORDEM E SAUDAÇÃO

 

Ao ler a sua publicação SAUDAÇÃO PELO SINAL EM LOJA – REAA, de 01/09/2022, disponível em http://pedro-juk.blogspot.com/2022/09/saudacao-pelo-sinal-em-loja-reaa.html, resolvi estudar um pouco mais sobre o Sin de Ord e a Saud Maç

Naturalmente fiquei com algumas dúvidas e gostaria do seu auxílio.

Para tanto, tomei como pano de fundo o momento em que o V M solicita ao M CCer que cumpra o seu dever, colhendo as assinaturas no balaústre que foi lido.

Questões:

1. O M de CCer, ao se levantar para ir ao Or, precisa fazer a Saud Maç ou simplesmente se levanta de sua cadeira e inicia seu deslocamento?

2. Ao entrar e sair do Or me parece que não há dúvida de que deva fazer a Saud Maç, conforme orientação da pág. 42, item 1.8, último parágrafo do Ritual de Aprendiz e item 31 do SOR. Certo?

3. Ao se aproximar do Secr, precisa saudá-lo antes de pegar a ata?

4. Após entregar a ata ao Ven Mestre e enquanto aguarda que ele assine, entendo que deve ficar à Ord, desfazendo o Sin de Ord ao receber a ata de volta do V M
(pelo Sin Gut, o que não se confunde com Saud). Correto?

5. Da mesma forma deve proceder enquanto o Orad assina o balaústre, certo?

6. Ao retornar ao Secr, após lhe devolver a ata, precisa saudá-lo? Precisa aguardar que o Secr também assine a ata?

7. Ao retornar ao seu lugar, antes tomar assento, precisa fazer a saudação?

Acredito que esses esclarecimentos serão muito úteis pois se aplicam a diversas outras situações em Loja aberta.

 

RESPOSTAS:

 

  1. Ele simplesmente se levanta e toma no seu percurso. Não se faz Sinal nesse instante. Saudações em Loja seguem o que prevê o ritual.
  2. Tanto na entrada e saída do Oriente em Loja aberta faz-se a saudação pelo Sinal ao Venerável Mestre. Segurando algum objeto de trabalho, o protagonista faz apenas uma parada rápida e formal, sem meneios com a cabeça e nem inclinação com o corpo.
  3. Não. Basta que o Mestre de Cerimônias apanhe a Ata das mãos do Secretário e a conduza ao destino. O Secretário entrega a Ata sentado. Não há saudação entre ambos.
  4. Sim. O Mestre de Cerimônias aguarda à Ordem a devolução da Ata assinada. Ao recebê-la de volta desfaz o Sinal e se dirige ao Orador. Obviamente que isso não é saudação, mas o ato de desfazer o Sinal de Ordem pelo Sinal Penal - do estático para o dinâmico.
  5. Diante do Orador o procedimento é o mesmo. Reitera-se: quem estiver em pé e parado em Loja aberta deve ficar à Ordem; em deslocamento, desfaz o Sinal na forma de costume e prossegue.
  6. Basta que o M de CCer entregue a ata ao Secretário, que permanece sentado. Não há nenhuma composição de Sinal nessa ocasião. O M de CCer, após entregar o livro de atas, retira-se imediatamente. Não é necessário que ele espere o Secretário assinar a Ata.
  7. Não há nenhuma saudação prevista. Sem fazer Sinal, o M de CCer simplesmente se senta.

T.F.A.

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

JUN/2024

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário