Em 19.11.2024 o Respeitável Irmão André Humberto Durante, Loja Cavaleiros Escoceses, 3976, REAA, GOB-SP, Oriente de Santos, Estado de São Paulo, apresenta a seguinte questão:
ÁTRIO E SALA DOS PP∴ PP∴
Meu querido irmão, tenho uma dúvida sobre uma pergunta que já ouvi todo tipo de resposta, gostaria que meu respeitável irmão a respondesse: Qual é a diferença entre Átrio e sala dos passos perdidos? É a mesma coisa? Já ouvi de tudo! ambas se situam no mesmo lugar?
CONSIDERAÇÕES.
De fato, não é a mesma coisa. O Átrio é o vestíbulo que antecede a sala de trabalhos (Templo Maçônico).
Em se tratando do REAA, o Átrio, dentre outros, é o lugar onde o Mestre de Cerimônias veste nos IIr∴ as joias correspondentes aos cargos e organiza ordeiramente o préstito para a entrada.
No REAA o Átrio é um ambiente respeitoso e de certo modo faz parte do Templo, já que nele se situam as duas Colunas Vestibulares B∴ e J∴. É no Átrio que o Cobridor Externo se coloca para proteger os trabalhos enquanto a Loja está sendo aberta. É também o lugar em que se desenvolvem as primeiras passagens ritualísticas pelo lado externo da porta, nas Iniciações, Elevações e Exaltações. É do Átrio que sob escolta o Pavilhão Nacional ingressa formalmente nos trabalhos magnos.
Sendo assim, o Átrio não é lugar de reunião informal, cumprimentos e bate-papos; não é lugar em que os Irmãos devam se vestir para os trabalhos e nem é local onde se deixam os pertences. O Átrio é a antessala do Templo.
Quanto à Sala dos PP∴ PP∴, separada do Átrio a mesma é uma das dependências do edifício do Templo. Nela os IIr∴ se encontram e se preparam para os trabalhos, vestem suas alfaias e aguardam a chamada do M∴ de CCer∴ para se dirigirem ao Átrio.
Enfim, a Sala dos PP∴ PP∴ é um espaço reservado para preparação e espera. É onde todos deixam seus pertences.
O termo “PP∴ PP∴” foi adotado na Inglaterra e nada tem a ver com algo iniciático ou esotérico. Sua conotação é figurada e advém do Parlamento Inglês onde existe um lugar onde as pessoas aguardam audiência com o 1º Ministro. Durante a espera, geralmente demorada, as pessoas enquanto aguardam, gastam seu tempo andando de um lado para outro da sala, o que sugere passos a esmo, à toa, ou “passos perdidos”.
Como o primeiro Templo maçônico do mundo somente veio a ser inaugurado em Londres no ano de 1776, nada se a estranhar que a expressão “passos perdidos” tenha vindo do Parlamento Britânico, não obstante o primeiro Templo também ter copiado do Parlamento a sua disposição mobiliária interna, tal como as cadeiras frente a frente e a “great chair” (assentos das Colunas e o Trono).
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
JUN/2026
Nenhum comentário:
Postar um comentário