Em 18.04.2026 o Respeitável Irmão Marquinho Pinheiro, Loja Moacyr Alves de Santana, 4002, REAA, GOB MINAS, Oriente de Divinópolis, Estado de Minas Gerais, pede esclarecimento.
G∴ DE M∴
Gostaria que você pudesse me dar instruções sobre a G∴ de Mestre quando feita no levantamento do Irmão na sessão de Exaltação e também quando a G∴ é feita no toque de M∴, quando é realizado os 5 PP∴ de PP∴.
A dúvida é se a G∴ é feita na m∴ ou no p∴?
CONSIDERAÇÕES
Em que pese, pelo caráter sigiloso do tema, e dos puristas de plantão, vou tentar explicar superficialmente essa questão, esperando que os meus comentários sejam suficientes para esclarecer a dúvida.
A G∴ de M∴ é feita sempre no pul∴ de cada uma das mm∴ dd∴ dadas entre dois MM∴ MM∴, tanto no Toq∴ pelos C∴ PP∴ PP∴, bem como durante o instante em que o cand∴ éerguido da s∴ na cena do M∴ revivido. Os ppul∴ pertinentes ao ato são sempre os correspondentes às mm∴ dd∴ dos protagonistas.
Vale ressaltar que no 3º Grau só existe uma única forma de se fazer a G∴, a qual é classificada como quinto dos C∴ PP∴ PP∴, sendo conhecida como a G∴ da Frat∴. O ritual vigente de M∴ M∴ de 2024/REAA traz várias explicações no curso do seu texto. A título de ilustração, segue um anexo no e-mail com a foto da G∴ sendo feita entre dois MM∴ MM∴.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
JUN/2026



