quarta-feira, 28 de outubro de 2020

BOAZ - SIGNIFICADO DA PALAVRA

 

O Irmão Bruno Leonardo Baldo Gonçalves, Aprendiz Maçom da Loja Filhos do Pelicano, REAA, GOB-PR, Oriente de Cianorte, Estado do Paraná, apresenta a seguinte questão:

 

PALAVRA SAGRADA

 

Sou Aprendiz Maçom e estou fazendo meu trabalho para aumento de salário sobre a palavra sagrada, pois sempre fico me perguntando o que significa? Por que essa palavra? Assim fiz algumas pesquisas, inclusive muitas em seu blog, pedi ajuda a alguns irmãos Mestres e obtive bastante material, porém não consegui entender ainda o que significa a palavra BOO


Z, qual seria seu significado na íntegra da palavra. Vi em um post no blog o porquê tem BOOZ e BOAZ. mais com minha inquietude de Aprendiz fico me perguntando o que significa as duas palavras.

Bom, como sei que o Irmão é conhecedor de muita coisa da maçonaria, gostaria se possível me ajudasse.

 

CONSIDERAÇÕES

 

BOAZ é o nome de um personagem bíblico mencionado no Antigo Testamento. Tido como um judeu morador de Belém e pertencente à Tribo de Judá, era um homem rico e respeitado proprietário de terras em Belém. A sua história é encontrada no livro de Rute em Rt. 2:1-3 e 1 Cônicas 2:12.

Segundo a descrição bíblica, BOAZ era filho de Salmom e pai de Obed, sendo o bisavô do rei Davi.

BOAZ, por ter sido, segundo a genealogia bíblica, trisavô do Rei Salomão, também aparece dando nome a uma das Colunas Vestibulares do Templo de Jerusalém.

Nome de origem hebraica, BOAZ, segundo alguns autores, significa “rapidez”, contudo, esse significado se altera quando se apresenta junto a uma outra palavra título. Assim, Boaz também significa “na força” ou “em força”.

De acordo com estudiosos, BOAZ, se utilizado como termo complementar de JAQUIM (nome da outra Coluna e que significa “Ele”, ou “Deus” estabelecerá) forma a seguinte frase: “Ele” (Deus) estabelecera com força.

Em primeira análise isso significa o estabelecimento por Deus do Reino de Israel.

Destaco que a leitura em hebraico é feita no sentido da direita para a esquerda.

Vale mencionar que o nome BOAZ também aparece na bíblia, conforme a versão, como BOOZ. Na verdade, trata-se de um equívoco de escrita na tradução da versão latina da Bíblia, conhecida como Vulgata. Já na versão Septuaginta (dos Setenta), do hebraico paro o grego, o nome é grafado como BOAZ.

Cabe mencionar que grafia BOOZ não se coaduna com a escrita hebraica (origem desse nome) já que nesse vernáculo não existem vogais dobradas.

De fato, BOOZ é um erro de grafia na Vulgata que a Igreja resolveu não corrigir em respeito a São Jerônimo, o tradutor da Bíblia para a língua latina.

Comentários a parte, racionalmente não se justifica homenagear alguém perpetuando um erro (informações mais completas a respeito veja no Blog do Pedro Juk – http://pedro-juk.blogspot.com.br - título: BOOZ ou BOAZ?).

Em Maçonaria B, de modo igual também aparece como o nome dado a uma das Colunas do pórtico do Templo. Particularmente o REAA segue alegoricamente a mesma disposição das Colunas do lendário Templo de Jerusalém e descrita em I Reis 7:15-22; II Reis 25:17; II Crônicas ou Paralipômenos 3:15-17 e 4:12-13.

Eram essas as considerações apropriadas para essa ocasião.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

OUT/2020

2 comentários: