terça-feira, 27 de outubro de 2020

REAA - LITURGIA DA TRANSMISSÃO DA PALAVRA.

 

Em 26.10.2020 um Respeitável Irmão do GOB-ES, Oriente de Vitória, Estado do Espírito Santo formula a seguinte questão pertinente ao REAA:

 

PRÁTICA RITUALÍSTICA NA TRANSMISSÃO DA PALAVRA.

 

Eminente e estimado irmão Pedro Juk. Preciso de mais um socorro seu: Diz o Ritual que, na transmissão da Palavra Sagrada, “O 1º Diácono sobe os degraus do Trono, pelo lado norte...”

Dúvida: Sobe pelo lado norte no sentido norte-sul, ombro direito do Venerável Mestre, (tendo eventualmente uma autoridade entre ele e o Venerável Mestre) ou sobe pelo lado norte, mas na parte frontal do trono, ficando de frente para o Venerável Mestre (quase face a face)?

 

CONSIDERAÇÕES:

 

Deixei isso bem claro no Sistema de Orientação Ritualística – GOB Ritualístic
a, item 42.

Nesse sentido, a transmissão se dá pelo lado norte do altar e sob nenhuma hipótese pela frente. Se na oportunidade a cadeira da direita do Venerável estiver ocupada por quem de direito, o ocupante se afasta um pouco para dar lugar para o procedimento entre o Diácono e o Venerável.

Reitero que o ato ritualístico da transmissão nessa oportunidade, se dá pelo lado norte do altar (ombro direito do Venerável). Nessa ocasião o Venerável e o 1° Diácono ficam de frente um para o outro - o Venerável para tal se volta ao Diácono, e nunca o Diácono que se coloca pela frente do Altar, tendo a mesa (altar) entre ambos.

É bom que se diga que o Decreto1469/2016 do GOB que regulamenta a ocupação das cadeiras de honra menciona apenas “duas” cadeiras, uma à direta do trono e outra à esquerda, nenhuma mais. Portanto, na transmissão da palavra é muito mais razoável que o ocupante da cadeira dê espaço para o ato litúrgico da transmissão do que o Diácono ficar se equilibrando sobre o último degrau do sólio pela frente do altar.

 

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

OUT/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário