terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

REAA - NÃO EXISTE PADRÃO DE CIRCULAÇÃO NO ORIENTE

Em 13.08.2021 o Respeitável Irmão Juan José Trancoso Villarino, Loja Deodoro da Fonseca, 1.508, REAA, GOB-RJ, Oriente de Nova Iguaçu, Estado do Rio de Janeiro, faz a seguinte pergunta:

 

CIRCULAÇÃO NO ORIENTE

 

Acompanho este trabalho e parabenizo por elucidar a família maçônica. No momento de circularmos no Oriente de uma Loja maçônica. Deveremos sempre fazer no sentido horário. E sempre deveremos passar entre o altar do Venerável Mestre o Altar dos Juramentos próximos aos degraus. Ou não precisamos fazer esse trajeto, passando diretamente do lado do Orador para o lado do Secretário sem ter à necessidade desse percurso.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Vale lembrar que no REAA o Ocidente da Loja se divide longitudinalmente (Leste-Oeste) por uma linha imaginária ao centro (equador). Para a banda da direita de quem ingressa no Templo dá-se o nome de Coluna do Sul e a da esquerda de Coluna do Norte.

Em síntese, o espaço que compreende as Colunas do Norte e do Sul corresponde simbolicamente aos hemisférios Norte e Sul da Terra.

Assim, o espaço vislumbrado ao fundo de quem ingressa é o Oriente, estando esse espaço separado do Ocidente por uma balaustrada. O Oriente fica elevado em relação ao Ocidente.

No Ocidente da Loja, cujo espaço é formado pelas Colunas do Norte e do
Sul, há uma regra para os deslocamentos em Loja aberta, ou seja, nele é estabelecida uma circulação no sentido dos ponteiros do relógio, comumente conhecida como deslocamento horário. Transita-se do Norte para o Sul passando-se entre a retaguarda do Painel e o limite com o Oriente e, do Sul para o Norte por entre a frente do Painel e a porta de entrada.

No espaço pertinente ao Oriente, no entanto, não existe nenhuma circulação estabelecida. De fato, o que há é a regra de se ingressar no Oriente pelo lado nordeste da abertura da balaustrada (lado do Orador) e dele se retirar pelo lado sudeste da abertura (lado do Secretário).

A bem da verdade, em deslocamento na direção do Oriente passa-se obrigatoriamente pela Coluna do Norte. Já em retirada, obrigatoriamente se sai em direção à Coluna do Sul.

No mais, em se tratando de deslocamentos pelo Oriente, como dito, não há circulação, nem em torno do Altar dos Juramentos, nem entre ele e o Altar principal (do Venerável) e nem entre ele e a entrada do Oriente.

No Oriente, ao se transitar do lado direito para o lado esquerdo, por exemplo, do Orador para o Secretário, ou vice-versa, permite-se passar tanto pela frente bem como pela retaguarda do Altar dos Juramentos.

Só por uma questão de padronização, no REAA o Venerável Mestre ingressa no Altar pelo seu lado Norte (mesmo lado do 1º Diácono) e dele sai pelo lado oposto (Sul). Também, no REAA não existe nenhuma perambulação pela retaguarda do Retábulo do Oriente (por detrás do Venerável) como ocorre em outro rito.

Outras orientações oficiais pertinentes a esse tema também podem ser encontradas no Sistema de Orientação Ritualística no GOB RITUALÍSTICA (Decreto 1784/2019 do Grão-Mestre Geral).

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

FEV/2021

2 comentários:

  1. ...Para a banda da direita de quem ingressa no Templo dá-se o nome de Coluna do Norte e a da esquerda de Coluna do Sul.
    Boa tarde irmão! Se me permite a observação, não seria ao contrário? À direita de quem entra, Sul, e à esquerda, Norte? Parabéns pelo excelente site, e por dividir conosco seu conhecimento! TFA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeitamente meu Irmão, me equivoquei ao redigir o texto, mas já está corrigido o que de fato descrevi invertido. Grato pela sua observação e pela sua visita ao Blog. Fraterno Abraço.

      Excluir