sexta-feira, 31 de outubro de 2025

ASSINATURA ELETRÔNICA NA ATA

 

Em 06.05.2025 o Respeitável Irmão Sérgio Skupien, Loja Ordem e Progresso CL, 1900, REAA, GOB -SP, Oriente de Indaiatuba, Estado de São Paulo, faz a seguinte pergunta.

 

ASSINATURA ELETRÔNICA

 

O Balaústre depois de lido e aprovado em sessão pode ser assinado digitalmente?

 

CONSIDERAÇÕES

 

             Devo lhe responder que como Secretário Geral de Orientação Ritualística do GOB, sou um legalista, antes de tudo.

Assim, como tal sigo e oriento para que se cumpra o que menciona o ritual em vigência. No caso, no Ritual de Aprendiz do REAA, página 57, no qual consta que M de CCer "colhe" as assinaturas. Isso significa que ele apresenta a Ata aos titulares previstos para os mesmos a assinem naquele instante.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

OUT/2025

MARCHA DO APRENDIZ E PEÇA DE ARQUITETURA

Em 05.05.2025 o Respeitável Irmão Luciano Araújo, Loja Obreiros da Arte Real, 3358, REAA, GOB-RS, Oriente de Gravataí, Estado do Rio Grande do Sul. apresenta as questões seguintes:

 

MARCHA DE APRENDIZ E PEÇA DE ARQUITETURA

 

Dúvida para esclarecer em Loja:

A Marcha de Aprendiz tem relação com Jacó, no momento de arrastar o pé e Jacó ter sido ferido por Anjo segundo a bíblia?

Trabalho ou Peça de Arquitetura?

Peça de arquitetura pode ser chamado os trabalhos de grau?

Em qual grau se chama Peça de Arquitetura e o mesmo relacionado aos trabalhos?

 

CONSIDERAÇÕES:

 

Respondendo suas questões:

  1. Durante a Marcha do Grau o Aprendiz não arrasta o(s) pé(s). O ritual de 2024 vigente do REAA no GOB não menciona, em nenhum momento, que o Aprendiz deva arrasta-lo(s). Nada disso tem a ver com personagens bíblicos, especificamente a Jacó.
  2. Em Maçonaria, as locuções substantivas “peça de arquitetura” e “trabalho maçônico”
    (escrito) são sinônimos. Esses escritos tanto podem ser elaborados visando aumento de salário, instrução ou simples apresentação de interesse da Loja.
  3. Não há um grau específico onde um trabalho maçônico precise ser tratado como peça de arquitetura. Como já foi mencionado, ambos são a mesma coisa. O trabalho do grau é uma peça de arquitetura. Esta, por sua vez, não deixa de ser um trabalho maçônico.

T.F.A.

 

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

 

 

OUT/2025

LOJA COM SETE MESTRES - REAA

 

Em 05.05.2025 o Respeitável Irmão Leonardo Araújo, Loja Universitária Pioneiros da Bahia, 4137, GOB BAIANO, Oriente de Salvador, Estado da Bahia, apresenta a seguinte questão:

 

LOJA COM SETE MESTRES

 

Fique com uma dúvida quanto ao novo ritual, Grau 1, REAA, onde na página 214 diz que: Uma loja com a presença de apenas 7 Mestres se constituiu da seguinte forma: Ven Mestre, 1° e 2° VVig, Orad, Secret, Cobr Inte o M de CCer, para a transmissão da Pal Sagr, os cargos de 1° e 2° DDiac, momentaneamente serão exercidos pelo M de CCer e pelo Secret respectivamente. A minha dúvida e se o Secret pode deixar o altar vazio e executar essa função, o que o RGF ou alguma outra lei diz sobre isso?

 

CONSIDERAÇÕES

 

              De início, vale mencionar que o Secretário não ocupa "altar", senão uma "mesa".

Dito isso, não existe nenhum óbice sobre o Secretário se afastar momentaneamente do seu lugar para atender a alguma necessidade ritualística.

No caso da falta de titular para a transmissão da palavra sagrada, é perfeitamente exequível que o Secretário, momentaneamente, preencha o lugar do 1º Diácono no cumprimento da sua missão. Cumprida a mesma, o Secretário volta ao seu lugar em Loja.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

 

OUT/2025