Em 04.07.2025 o Respeitável Irmão Mario Sérgio F. Isaac, Loja João Guerra de Oliveira, 2154, REAA, GOB-GO, Oriente de Goiatuba, Estado de Goiás, apresenta a dúvida seguinte:
ESCADA DE JACÓ
Eminente Irmão, Pedro Juk, mais uma vez recorro ao vosso conhecimento, porém primeiro quero agradecer por seus esclarecimentos sobre Ritualista do REAA.
Sempre ouvimos “subir a escada de Jacó”. Aprendemos que: A Escada de Jacó simboliza os degraus da vida e a importância de galgar cada etapa da vida, lembrando que a evolução não dá pulos e, nesta caminhada, de degrau em degrau, aperfeiçoando-nos moralmente e intelectualmente, chegaremos mais perto de Deus.
Solicitamos nos tirar uma dúvida: A ESCADA DE JACÓ É ALEGORIA DO REAA? DEVE SERVIR DE EXEMPLO E ESTUDO NO REAA?
CONSIDERAÇÕES
Definitivamente, a Escada de Jacó não é elemento componente do relicário simbólico do REAA.
Essa escada não é abordada no ritual e nem mesmo aparece nos Painéis de cada um dos graus do simbolismo do REAA.
Efetivamente criou-se uma comparação fantasiosa, relacionando o número de 33 graus do REAA com o número de degraus da Escada de Jacó.
Ademais, se presumir que a escada tem 33 degraus é algo que não condiz com a realidade, principalmente no simbolismo, universalmente constituído por três graus fundamentais.
Quem de fato menciona a Escada de Jacó nas suas instruções é o Rito de York, onde a sua Tábua de Delinear do 1º Grau traz, dentre outros símbolos, uma escada com uma Estrela de Sete Pontas no seu topo (firmamento). Distribuídas sobre os degraus desta escada vão as Três Virtudes Teologais - Fé, Esperança e Caridade – nada disso tem a ver com o REAA.Convém notar que no Painel do REAA (francês) não existe nenhuma escada que leve ao firmamento. Vale também observar que a escada constante da Tábua de Delinear inglesa não possui trinta e três degraus, e nem esse número é mencionado nas instruções da Maçonaria anglo-saxônica.
É importante mencionar que cada rito possui suas particularidades litúrgicas e ritualistas. É por isso que o conteúdo simbólico do Painel do REAA (francês) é diferente do da Tábua de Delinear do Rito de York (inglês). Misturá-los é matéria paradoxal. Inibe a razão e causa falsas interpretações.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
DEZ/2025

Nenhum comentário:
Postar um comentário