Em 17/07/2025 o Respeitável Irmão Reinaldo Giatti, Loja Nova Luz Paracatuense, REAA, GOB MINAS, Oriente de Paracatu, Estado de Minas Gerais, apresenta a dúvida seguinte.
PÉS EM ESQUADRIA
Perdoe-me a ignorância, mas tem havido questionamento em minha quanto ao grau de abertura da esquadria com os pés durante o sinal de Ordem. Pode me esclarecer, por favor. TFA.
CONSIDERAÇÕES
Por si só, o termo "esquadria" menciona uma abertura com 90 graus, portanto não existe outra abertura quando é mencionado uma esquadria.
Obviamente que no caso dos pp∴ uu∴ pelos cc∴ a aparência é simbólica (aproximada), ou seja, nessa conjuntura não há precisão e necessidade de se medir a esquadria para que os pp∴ fiquem exatamente abertos em 90 graus. Em se tratando do REAA, a esquadria formada
pelos pp∴ fica aberta para a frente,
tal como fica o Esq∴ sobre o Livro da Lei.
Infelizmente, por muito tempo aprendeu-se a apontar o p∴ esq∴ para a frente, todavia essa é uma postura de outros ritos. No REAA, o Pav∴ Mos∴ é de construção oblíqua e serve também para orientar a posição dos pp∴.
Assim, reitera-se, no REAA a esq∴ fica aberta para a frente, de tal maneira que o maçom, estando à Ordem, não fique com o seu ombro esq∴ voltado para a frente, ou mesmo, não execute a Marcha do Grau e andando de lado. Os passos são dados normalmente (sem arrastar os pés) e os pp∴ formam, a cada passo, uma esq∴ aberta para a frente.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
DEZ/2025

Nenhum comentário:
Postar um comentário