segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

RETIRADA DO PAVILHÃO NACIONAL DO TEMPLO

Em 16.07.2025 o Respeitável Irmão Álvaro Mattos da Costa Filho, Loja Fé e Esperança, 426, REAA, GOB-SP, Oriente de Jaboticabal, Estado de São Paulo, solicita esclarecimentos.

 

PAVILHÃO NACIONAL

 

Na saudação e retirada do Pavilhão Nacional, qual é a posição do Porta-Bandeira após a saudação, na saudação ele se posiciona em frente da sua cadeira voltado para frente, (lado do secretário), após a saudação ele permanece nesta mesma posição para a execução do Hino à Bandeira ou se posiciona na linha do Equador voltado para o Ocidente?

 

CONSIDERAÇÕES

 

  1. Para a saudação ao Pavilhão Nacional, feita pelo Orador antes da retirada do lábaro, procede-se da seguinte forma: o Porta-Bandeira conduz o Pavilhão à Nordeste do Oriente (próximo e à frente do lugar do Orador) e se coloca com o dispositivo voltado para o lado do Secretário (Sul). Nesta posição, o Orador se coloca de frente para a Bandeira Nacional e procede com a saudação. Concluída esta, o Orador volta ao seu lugar e o Porta-Bandeira permanece. Observação, o Porta-Bandeira mantém a Bandeira Nacional na posição vertical; sob nenhuma hipótese a Bandeira se inclina para a frente; o Orador não nota na Bandeira.
  2. Para o canto do Hino à Bandeira procede-se da seguinte forma: o Porta-Bandeira, no mesmo lugar em que fora feita a saudação, volta-se agora de frente para o Ocidente e assim se dá o canto da primeira e última estrofes do Hino à Bandeira. Concluído o canto, o Porta-Bandeira, da mesma forma que a conduziu na entrada, imediatamente conduz Pavilhão em retirada pela Coluna do Sul, escoltado pela Guarda de Honra. A comissão de recepção abate espadas.

 

 

T.F.A.

 

 

PEDRO JUK – SGOR/GOB

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

 

DEZ/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário