sexta-feira, 31 de julho de 2020

LOJA EM PÉ - TODOS EM PÉ NO OCIDENTE


Em 07/03/2020 o Respeitável Irmão Reynaldo Passos Calaza, Loja Sylvio Claudio, 3.798, REAA, GOB-RJ, Oriente do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, apresenta a questão seguinte:

LOJA EM PÉ


Quando iniciei há dez anos atrás, minha Loja tinha o costume de quando o Venerável Mestre levantava do seu trono para fazer uma homenagem ou para receber uma homenagem, toda a Loja (ocidente) ficava de pé. Outra pratica que tínhamos, era de quando um Mestre Instalado atrasado entrava no templo, a Loja toda(ocidente) também ficava de pé. Hoje não praticamos mais, e um Mestre mais antigo veio me perguntar por que paramos de fazer. Fica aqui a minha solicitação deste esclarecimento, pois não encontrei nada oficial escrito sobre esta pratica, mas muitos procedimentos ritualísticos não estão escritos.

CONSIDERAÇÕES

Simples meu Irmão, essas práticas não existem. Quando foram equivocadamente praticadas, possivelmente foi porque tinham o propósito de "dourar" a pílula – pura invencionice.
Destaco que essas práticas só servem mesmo para afrontar a humildade, uma das virtudes aplicadas e ensinadas pela Sublime Instituição.
Atitudes como essas somente tendem a ir na contramão do que se aprende na Ordem. É mesmo inacreditável que alguém, não respeitando a pontualidade chegue atrasado, atrapalhe o andamento dos trabalhos e ainda assim seja recebido em pé pelos Irmãos! De fato, isso é mesmo inconcebível.
Também é fora de propósito que os Irmãos se obriguem a ficar em pé para seguir o Venerável nas ocasiões descritas na sua questão acima.
De tudo, como dito, nada disso originalmente existe na liturgia maçônica, podendo ser comparado a uma "jabuticaba", pois se só existe por aqui, ou é besteira ou é privilégio de alguns.
Concluindo e também respondendo ao "Mestre mais antigo" que arguiu a respeito do porquê dessas práticas terem sido abolidas, a resposta é simplesmente porque elas são frutos de pura imaginação de alguns outros.


T.F.A.

PEDRO JUK


JULHO/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário