quarta-feira, 29 de julho de 2020

RETORNO DA PALAVRA NA MESMA COLUNA


Em 06/03/2020 o Respeitável Irmão Sandro Machado, Loja Acácia de Imbituba, 3.506, REAA, GOB-SC, Oriente de Imbituba, Estado de Santa Catarina, faz a seguinte questão:

PALAVRA NA MESMA COLUNA


Pesquisei, porém não localizei nenhum dispositivo legal para responder a minha dúvida que é a seguinte: Exemplo: Palavra a bem da Ordem, estou na Coluna do Sul, peço a palavra ao irmão 2º Vigilante, ele autoriza eu falo e após me sento, a palavra continua na Coluna, lembro que deveria dar um aviso aos irmãos, posso pedir a palavra novamente? Ela pode voltar pra mim?

CONSIDERAÇÕES.

Se a palavra ainda estiver na Coluna (o Vigilante não tiver declarado que nela reina silêncio), embora não costumeiro, a ação de pedir a palavra novamente é perfeitamente fatível.
Entretanto, reitera-se que essa prática não deve ser corriqueira, mas esporádica, se de fato houver necessidade.
No caso de a palavra já estar em outra Coluna, então o Irmão que solicita o seu retorno deve aguardar a conclusão do giro da mesma. Nesse caso, assim que ela (a palavra) tenha passado pelo Oriente e nele reinar silêncio, o solicitante a pede novamente ao Vigilante da sua Coluna. Este por sua vez pede o retorno da palavra ao Venerável Mestre, cabendo a ele decidir da sua volta ou não.
Se o Venerável autorizar, a palavra volta às Colunas a partir da Coluna do Sul, não importando aonde esteja aquele que a pediu novamente. Desse modo a palavra em retorno percorre as Colunas e o Oriente.
Vale a pena mencionar que essa é a prática consagrada no Rito, portanto, a bem da organização e respeito à liturgia, não há premente necessidade que ela esteja escrita nos dispositivos legais. Afinal, organização e bom senso são elementos constantes nos trabalhos maçônicos.
Por vivermos na peripatética Maçonaria latina, com seus carimbos e convenções, onde parece que tudo tem que estar escrito, nunca é demais lembrar que o termo "bom senso" menciona o que é argumentado com sabedoria, razoabilidade e adequado as regras e costumes. A bem da verdade, no REAA o termo tem sido o modo sensato e equilibrado de se agir conforme os padrões ritualísticos onde existem regras inseparáveis dos fatos.



T.F.A.

PEDRO JUK


JULHO/2020


Nenhum comentário:

Postar um comentário