terça-feira, 8 de setembro de 2020

LOJA EM FAMÍLIA E LOJA EM DESCANSO - PROCEDIMENTOS IMPRÓPRIOS NO REAA

 

Em 18/03/2020 o Respeitável Irmão Edson de Almeida Costa Nonato, Loja União e Trabalho VI, 2.254, REAA, GOB-SP, Oriente de Paulínia, Estado de São Paulo, formula a seguinte questão:

 

LOJA EM FAMÍLIA

 

Minha Loja no Tempo de Estudos, após apresentação da peça de arquitetura tinha


como praxe no final colocar a loja em família para comentários da peça apresentada. Sem observação alguma do ritual, a palavra circulava da coluna do norte para do Sul, oriente e vice-versa. No último encontro de ritualística que tivemos aqui em Campinas-SP organizado pelo GOB-SP foi levantado essa questão e orientado que para colocar a loja em família a necessidade de proceder o fechamento do Livro da Lei pelo Irmão Orador e ficam suspensos os sinais e todos falam sentados, após o debate, abre novamente o Livro da Lei e volta toda a ritualística. Peço orientação ao Irmão, visto ser membro da comissão de ritualística da Loja. Parece-me que com esse procedimento não estamos praticando nesse momento o Rito de York que tem o tempo de recreação. Agradeço a orientação do Irmão.

 

CONSIDERAÇÕES.

 

Nada disso está previsto no ritual do REAA em vigência no Grande Oriente do Brasil. Entenda-se que no rito mencionado não existe prática alguma determinada como “loja em família”. Ora as manifestações, quando estritamente necessárias e permitidas, seguem o giro palavra conforme a tradição no simbolismo do REAA.

Quando o assunto instrutivo merecer debate e dispêndio de mais tempo além do previsto, aconselha-se que com antecedência seja marcada uma Sessão Ordinária de Instrução, essa prevista RGF, Art. 108, § 1º, II.

Agora as Sessões Ordinárias de Aprendiz, Companheiro e Mestre atendem, no seu Tempo de Estudos, o previsto nos explicativos do ritual, bem como ao contido no Sistema de Orientação Ritualística (Decreto 1784/2019) disponível na plataforma do GOB-RITUALÍSTICA.

Note que nada em relação a tal “loja em família” é prevista nesses dispositivos regulares.

Também essa orientação pertinente a fechar o Livro da Lei mencionado na sua questão é completamente irregular, destacando que ela, por si só, nem é prevista no Ritual e nem no Sistema de Orientação Ritualística.

A propósito, colocar a Loja em descanso é prática de outro rito.

Dando por concluído, loja em família, loja em descanso, etc., não são práticas apropriadas no REAA. Nele, no Tempo de Estudos, quando houver possibilidade para manifestações, segue-se impreterivelmente o giro da palavra previsto nos usos e costumes.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

SET/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário