segunda-feira, 28 de setembro de 2020

PRÁTICAS INEXISTENTES NO REAA - BATERIA DE ALEGRIA, SALVA DO GALO, ETC.


Em 11/04/2020 o Respeitável Irmão Walmor Bindi Júnior, Loja Fraternidade Mourãoense, 4.313, REAA, GOB-PR, Oriente de Campo Mourão, Estado do Paraná, apresenta a questão seguinte:

 

BATERIA DA ALEGRIA

 

Estava a fazer uma pesquisa sobre a "bateria da alegria", usada, em sessão, para expres


sar felicidade por algum acontecimento, ou homenagear visitantes ou uma Loja, dentre outras situações de "honrada alegria". Ocorre que não encontrei muito material. E, certa vez, em uma visita, presenciei um Venerável Mestre invocar tal bateria com o título de "salva do galo". Este termo está correto? Pode me dar um norte para esta pesquisa?

 

CONSIDERAÇÕES.

 

É mesmo impressionante até aonde chega à imaginação de alguns Irmãos, sobretudo a desse Venerável Mestre que invocou a “salva do galo”!!!

Meu Irmão, nada disso existe, principalmente em se tratando do REAA. Nele não existe bateria de alegria, do galo, situações de honrada alegria, etc.

De fato, se o Irmão fizer consulta em autores sérios e comprometidos com a verdade, certamente não serão encontradas referências relacionadas a essas invenções, simplesmente porque elas não existem, não passando de fértil imaginação.

Como se pode notar, essas práticas nem sequer são mencionadas no ritual em vigência, portanto são inexistentes na liturgia do Rito.

É preciso compreender que as Loja Maçônicas não servem para palco para proselitismos, experiências e aplicações de condutas que não condizem com a sua doutrina, prática e liturgia.

Esqueça por favor essas aberrações, ao tempo em que afirmo não existir nenhum Norte verdadeiro para pesquisas do tipo das que se sustentam em aleivosias ritualísticas. Siga o Ritual e o Sistema de Orientação Ritualística que se encontra a disposição na plataforma do GOB RITUALÍSTICA em http://ritualistica.gob.org.br

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

SET/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário