segunda-feira, 3 de novembro de 2025

ANDANDO NA MESMA COLUNA (CIRCULAÇÃO).

Em 07/05/2025 o Respeitável Irmão Arimar Marçal, Loja Santo Graal, 4690, REAA, GOB -RS, Oriente de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, faz a seguinte pergunta:

 

ANDANDO NA MESMA COLUNA

 

O Ritual novo REAA página 46: – IIr ajudai-me a abrir a Loja (A partir deste instante, todos os deslocamentos de uma para outra Coluna obedecem a circulação horária)

Ritual novo REAA página 52: Pelo lado Norte o 1° Diác sobe os degraus (...) voltando em seguida ao se lugar; o 2° Diác se coloca à direita do 1° Vig - Durante a transmissão da Pal os DDiác obedecem a circulação

A DÚVIDA:

Alguns IIr “defendem” que o 2° Diácono pode simplesmente se virar (retrocedendo um ou dois passos e se posicionar ao lado do 2° Vigilante para receber a palavra).

Nossos Templos não são construídos exclusivamente para o REAA, no nosso, na Sede do GOB RS as colunas estão dentro do Templo e pelo REAA deveriam estar no lado de fora, reforçando que para o 2° Diácono andar como alguns defendem, precisaria obrigatoriamente a andar alguns passos em sentido anti-horário para se posicionar ao lado do 1° Vigilante.

Eu defendo que o 2° Diácono precisa sim “contornar o Painel do Grau” para se dirigir ao 1° Vigilante e posteriormente, contornar novamente o Painel do Grau para se dirigir ao 2° Vigilante.

Num primeiro momento pode parecer preciosismo, mas como faz parte da Ritualística de uma Sessão, entendo que devemos definir qual a forma correta e assim, não criar mais uma regra estabelecida pelos “usos e costumes”.

Como sempre, antecipo os agradecimentos por seus sempre importantes esclarecimentos.

 

CONSIDERAÇÕES

 

Sobre a sua questão, vale a pena mencionar por primeiro que na mesma Coluna (do Norte ou do Sul) não existe circulação horária. O Ritual de Aprendiz vigente, do REAA, menciona: "Andando na mesma Coluna, não há circulação horária".

Então o que isso quer dizer? Significa que só existe circulação horária (tendo o painel como referência) se o protagonista passar de uma para outra Coluna, isto é, atravessar do Norte para o Sul, ou vice-versa. Entenda-se que a Coluna B corresponde o quadrante Norte e a J, o Sul.

               Soma-se a isso o fato de se dizer que a Coluna do Norte compreende, na sua largura, todo o espaço entre o Oriente e a parede Ocidental, enquanto que na sua altura é todo o espaço que fica entre o equador do templo e a parede Norte (onde se encontram as primeiras seis Colunas Zodiacais). Para todo este espaço, à esquerda de quem entra, dá-se o nome de Coluna do Norte. Simetricamente, à direita de quem entra, no espaço que fica no lado oposto ao Norte (onde se encontram as outras seis Colunas Zodiacais), dá-se o nome de Coluna do Sul. As paredes Norte e Sul do Templo situadas no Ocidente da Loja chamam-se Topos das Colunas do Norte e do Coluna do Sul, respectivamente.

Não menos importante é relatar que as Colunas Be J, correspondentes aos lados Norte e Sul do Templo, são pilares (marcos) solsticiais (Câncer e Capricórnio) e ficam junto à porta pelo lado exterior (no Átrio). Infelizmente, ainda existem templos maçônicos do REAA no GOB que mantém estas Colunas interiorizadas, o que está em completo desacordo com o Ritual vigente.

A vista disso, quando se tratar de circulação em Loja, a passagem do Norte para o Sul se faz cruzando o equador (eixo do Templo) entre a retaguarda do Painel e o degrau que se sobe ao Oriente; já do Sul para o Norte, se faz cruzando o equador entre a frente do Painel e a porta de entrada.

Assim, quem precisar atravessar de uma para outra Coluna (do Norte para o Sul, ou do Sul para o Norte), segue o trajeto logo acima mencionado, o qual é comumente chamado de circulação horária (vide a página 42 do ritual de Aprendiz do REAA).

Como figuradamente o templo do REAA corresponde a uma faixa do planeta Terra sobre o Equador, cruzar o eixo Leste/Oeste é o mesmo que passar do hemisfério Norte (Coluna do Norte) para o hemisfério Sul (Coluna do Sul), ou vice-versa – de Norte para o Sul, cruza-se próximo à retaguarda do Painel, de Sul para Norte, cruza-se próximo à frente do Painel.

Dessa forma, quem estiver transitando na mesma Coluna (do Norte ou Sul) não precisa efetuar a circulação horária, ou seja, não é necessário dar uma volta no mundo para se chegar no mesmo lugar. Na mesma Coluna transita-se normalmente, indo e voltando. Vale ressaltar que é obrigatória a passagem pela Coluna do Norte àquele que for ingressar no Oriente, assim como, para dele se retirar, é obrigatória a saída em direção à Coluna do Sul.

Fechando a sua questão, o 2º Diác, que se senta no Norte, vai do seu lugar diretamente até o 1º Vig. Para dali ele se dirigir até o 2º Vig, no Sul, o 2º Diác cruza o equador pela retaguarda do Painel. Para retornar ao seu lugar, cruza o equador em direção ao Norte pela frente do Painel.

Para finalizar, reitera-se: circulação horária só existe no Ocidente da Loja se o caso for o de passar de uma para outra Coluna; no Oriente não existe circulação horária formalizada; apenas obrigatoriamente ingressa-se no Oriente pela Coluna do Norte e dele se sai obrigatoriamente em direção à Coluna do Sul.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

NOV/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário