segunda-feira, 3 de novembro de 2025

O TECIDO DO TRAJE DE MAÇOM

Em 08.05.2025 o Respeitável Irmão Anderson Vilela, Loja Os Templários, 2722, GOB-SP, sem mencionar o Oriente, Estado de São Paulo, solicita o seguinte esclarecimento.

 

TECIDO DO TRAJE

 

Peço a gentileza de esclarecer uma dúvida quanto a vestimenta (trajes) em sessão maçônica.

Apesar de nunca ter visto em nossos rituais do REAA qualquer menção a respeito do tipo de tecido dos trajes, seja do terno ou da calça preta (usada com balandrau quando legalmente permitido), gostaria de saber se há qualquer restrição ao tipo de tecido, pois fui questionado a respeito da admissibilidade do uso de calça JEANS preta, quer com paletó preto, quer com uso de balandrau?

 

CONSIDERAÇÕES

 

Absolutamente, não existe nenhuma exigência sobre a qualidade e a espécie do tecido usado no traje de um maçom.

                  O que de fato interessa é que o terno seja preto, ou azul marinho. Sendo o traje um balandrau, para os ritos que o admitem, o mesmo deve ser preto, talar (até os calcanhares), fechado no colarinho, mangas compridas, sem inscrições – usado com calça preta.

Vale ressaltar que vestido com terno preto, ou azul marinho, o maçom deve usar camisa branca, gravata (clássica), meias e os sapatos pretos.

Agora, um maçom regular, vestido conforme a legislação, ser impedido de ingressar nos trabalhos por conta da qualidade e do tipo de tecido do seu traje, é atitude altamente ilegal... Uma verdadeira estupidez!

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

jukirm@hotmail.com

http://pedro-juk.blogspot.com.br

 

 

NOV/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário