segunda-feira, 17 de novembro de 2025

PEDIDO DE QUITTE-PLACET EM SESSÃO MAGNA

Em 22.05.2025 o Respeitável Irmão Jeferson Balzan, Loja Pedro Michael Struthos, 2065, REAA, GOB-RO, Oriente de Guajará-mirim, Estado de Rondônia, apresenta a seguinte questão:

 

PEDIDO DE QUITTE-PLACET

 

Bom dia meu irmão Pedro Juk, preciso tirar uma dúvida, já li o RGF a Constituição Maçônica, o Quite placet pode ser solicitado verbalmente pelo irmão em qualquer Sessão Maçônica, seja ela de Elevação ou Exaltação?

Vou apresentar um trabalho sobre o tema Quite Placet e não estou encontrando a informação, este tema já foi debate em loja e ficou a dúvida. 

 

CONSIDERAÇÕES

 

Por não ser esta uma questão de liturgia e ritualística, meus comentários a seguir não serão laudatórios, resumindo-se apenas em opinião.

Conforme menciona o Art. 69, § 2º, do RGF, o Quitte-Placet pode ser solicitado por um Irmão regular, por escrito ou verbalmente.

                O RGF não menciona o tipo de sessão (ordinária ou magna), todavia é preciso se levar em consideração que nas sessões magnas de Iniciação, Elevação e Exaltação não existe circulação da bolsa de Propostas e Informações, o que significa que por escrito não será possível algum Irmão fazer essa solicitação naquela oportunidade.

Nesse caso, um pedido verbal também não me parece ser possível, pois palavra será concedida apenas para manifestações sobre o ato que acaba de ser realizado, isto é,
sobre a cerimônia em que se deu a Iniciação, ou a Elevação, ou ainda a Exaltação, conforme o caso. Não caberia nessa oportunidade alguém pedir o seu Quitte-Placet.

À vista disso, entendo que o Irmão que quiser pedir o seu Quitte-Placet, por escrito ou verbalmente, deverá fazê-lo em uma sessão Ordinária normal.

Além disso, é preciso se usar de bom-senso, pois não seria apropriado, e nem mesmo elegante, alguém querer tratar desse tipo de assunto em uma sessão magna.

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

 

NOV/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário