Em 30/05/2025 o Respeitável Irmão Jonas Lino Quintela, Loja Segredo, Força e Aliança, REAA, GOB BAIANO, Oriente de Feira de Santana, Estado da Bahia, faz a pergunta seguinte:
ORDEM DO GIRO
Foi levantada uma dúvida ritualística e fiquei a cargo de buscar melhor esclarecimento.
No circular do saco de proposta e tronco de beneficência, tem-se um costume em todas as Lojas de fazer a coleta do Venerável e de quem estiver sentado ao lado dele no altar de Salomão, a dúvida que surgiu é se este método está correto ou se deve fazer a coleta apenas do Venerável da Loja nesse momento inicial do ato.
CONSIDERAÇÕES
Justamente o que não deve ser feito é a coleta dos ocupantes das cadeiras de honra junto à do Venerável Mestre. O Ritual em vigência (2024) do REAA no GOB é bem claro quando menciona a ordem de abordagem nas coletas com as bolsas.
Obrigatoriamente o titular (M∴ de CCer∴ ou Hosp∴) faz a abordagem na seguinte ordem: Venerável Mestre e IIr∴ 1º e 2º VVig∴; Orad∴, Secr∴ e Cobr∴ Interno; depois os ocupantes das duas cadeiras de honra, inclusive do Grão-Mestre se ele estiver presente; em seguida os demais que ocupam lugar no Oriente e, na sequência, os Mestres das CCol∴ do Sul e do Norte, Companheiros e Aprendizes; por último, ajudado pelo Cobr∴ Interno, o próprio titular deposita sua proposta ou óbolo.Nunca junto com Venerável Mestre, em se tratando de REAA a abordagem nas duas cadeiras de honra dar-se-á sempre logo depois de ter sido feita a do Cobr∴ Interno.
Esta é a ordem que consta nos rituais vigentes, e assim deve ser imperiosamente seguida, independentemente de costumes da região. Em primeiro lugar cumpre-se o que estiver previsto no ritual.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
NOV/2025
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário