Em 25.05.2025 o Respeitável Irmão Rubens Sousa Jr., Loja Fraternidade Acadêmica de Guarulhos, 3253, REAA, GOB-SP, Oriente de Guarulhos, Estado de São Paulo, apresenta a dúvida seguinte.
LIVRO DE PRESENÇAS
Peço a orientação do irmão na seguinte situação:
Como proceder quando o Visitante ou mesmo o Obreiro registra sua assinatura e preenchimento no Livro da Loja, mas por qualquer motivo nem chega a participar da sessão? (Vai embora antes da abertura dos trabalhos).
Pode ser feita a rasura do livro? Deve ser registrada em Ata fala do Chanceler para pontuar/justificar o ocorrido? Na experiência do irmão qual seria o caminho?
CONSIDERAÇÕES
Caso isso venha a acontecer, é preciso desconsiderar essa presença. Assim, na contagem total dos presentes este registro não deverá ser considerado.Penso que o nome e assinatura do Ir∴ que se retirou antes da abertura dos trabalhos devem ser riscados (inutilizados) do livro.
Nesse sentido, após a assinatura do Venerável Mestre, que é quem encerra o livro de presenças da Loja, o Chanceler fará um registro, na mesma folha do livro, relatando o ocorrido para justificar a inutilização. É recomendável que o Orador e o Venerável, mediante rubrica, abonem este registro.
Ao mesmo tempo, nada impede que o titular da chancelaria se manifeste em Loja e o Secretário registre o ocorrido na ata da sessão.
De tudo, é imprescindível que haja registro desta ocorrência.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
http://pedro-juk.blogspot.com.br
NOV/2025

Nenhum comentário:
Postar um comentário