terça-feira, 25 de novembro de 2025

SEMICÍRCULO E ILUMINAÇÃO ESPECIAL

 

Em 28.05.2025 o Respeitável Irmão Paulo Fernando Leuckert, Loja Venâncio Aires II, e Honra e Virtude, 3834, REAA, GOB-RS, Oriente de Venâncio Aires, Estado do Rio Grande do Sul, apresenta o que segue:

 

SEMICÍRCULO NA INICIAÇÃO

 

Segue uma pergunta feita mais por curiosidade:

Na última Iniciação ocorrida, mesmo com o novo Ritual 2024, os Irmãos estavam fazendo o semicírculo em frente ao Irmão que veria a LUZ, tive que discretamente, chamar a atenção de que não se fazia mais isto. Que o correto eram as duas fileiras, pois, ao cair a venda, o novo Irmão deveria ver o maior emblema da Maçonaria (meu ponto de vista): o Altar dos Juramentos onde estão o Livro da Lei, o Compasso e o Esquadro.

Bem, sentado ao lado de um Irmão um pouco mais jovem do que eu, que tenho 72 de idade, disse, naquele momento de escuridão, que lindo seria que houvesse, no momento da queda da venda, uma iluminação direta sobre o ARA (de cima para baixo). Pensamos até em pedir a um Irmão nosso, eletricista, que nos desse uma opinião sobre como isto poderia ser feito. Até na possibilidade de ser uma luminária portátil somente para a ocasião e que fosse removida após a sessão...

Entretanto, sabemos que isto não consta na Planta do Templo...

Pergunto então: estaríamos procedendo de uma maneira ilegal caso fizéssemos esta iluminação?

 

CONSIDERAÇÕES

 

Vamos partir do seguinte princípio: o que não estiver previsto no ritual não deve ser praticado. Ritual em vigência, aprovado por Decreto do Grão-Mestre Geral, é para ser cumprido na íntegra.

Assim, no caso desse semicírculo composto por IIr voltados para o candidato na cerimônia de Iniciação é procedimento totalmente irregular quando se tratar do REAA.

                Vale ressaltar que o próprio ritual alerta para inserções indevidas, as quais serão tratadas como delito maçônico.

No caso do apontar espadas para o Candidato, está bem claro no ritual que os Mestres Maçons que ocupam as fileiras frontais de assentos nas Colunas, o fazem dos seus lugares, sem nenhuma formação de semicírculo.

No tocante à iluminação especial direcionada para o Alt dos JJuré a mesma coisa. Não está na descrição dos elementos que decoram o Templo do REAA, simplesmente não existe.

Vale ressaltar que as Três Grande Luzes Emblemáticas da Maçonaria não carecem de iluminação especial sobre o Altar para melhor percepção do iniciado. Certamente ele compreenderá o seu alto significado quando receber as devidas instruções em Loja.

Não obstante a tudo isso, é prudente não se confundir percepção iniciática com percepção religiosa.

 

 

T.F.A.

 

PEDRO JUK - SGOR/GOB

http://pedro-juk.blogspot.com.br

jukirm@hotmail.com

 

 

NOV/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário