Em 25.05.2025 o Respeitável Irmão Vanderley Schaly, Loja Estrela Rioverdense, 1139, REAA, GOB-GO, Oriente de Rio Verde, Estado de Goiás, apresenta a seguinte questão:
MANO OU IRMÃO
Solicito ao nobre Ir∴, um parecer referente ao tratamento de "mano" entre os IIr∴, observei que mesmo em sessão, é usado.
Vejo que é usado por muitos pela questão de afinidade, mas também por outros, por ter vergonha de se referir a Ir∴, por falta de proximidade. Inclusive IIr∴ que já tem muitos anos de Maçonaria, com altos graus filosóficos, seguem usando esse tratamento. Em algumas respostas do seu blog, o Ir∴ já usou.
CONSIDERAÇÕES
Evidentemente que na formalidade maçônica o tratamento mais conveniente é o de “Irmão”, entretanto, nada impede que de modo coloquial um Irmão, ao se dirigir a outro, o chame carinhosamente de "mano".
Vale ressaltar que o termo “mano”, como substantivo masculino, significa irmão, amigo, camarada; como adjetivo menciona o que é muito amigo, íntimo, unido, inseparável.
Assim, o uso do tratamento mano (forma hipocorística de irmão) não implica em nada que destoe da fraternidade maçônica. Nada há de ofensivo ou pejorativo no uso deste tratamento.
TFA.
PEDRO JUK - SGOR/GO
http://pedro-juk.blogspot.com.br
NOV/2025

Nenhum comentário:
Postar um comentário