quinta-feira, 28 de setembro de 2017

TRONCO LACRADO

Em 04/07/2017 o Respeitável Irmão Anderson Ricardo Jordão, Loja Fraternidade Águas Claras, 3.673, REAA, GOB-PR, Oriente de Goioerê, Estado do Paraná, solicita o seguinte esclarecimento:

TRONCO LACRADO


Prezado Irmão Pedro Juk, o procedimento de "serrar" o tronco em respeito aos irmãos visitantes, que de praxe tenho visto em sessões magnas, não prejudica a lisura do procedimento de coleta e destinação do tronco? Não seria uma forma mais "respeitosa" a conferencia do tronco na presença de todos os doadores? Qual sua opinião a respeito?

CONSIDERAÇÕES.

Não está prevista essa barbaridade de lacrar, serrar, etc., o Tronco. Isso é ilegal e o Orador da Loja deve, em nome da lei, coibir essa esdrúxula e anacrônica prática.
Em nome da lisura dos trabalhos maçônicos nos ritos que fazem circular o tronco ritualisticamente, por conseguinte em Loja aberta, o produto auferido pela coleta, deve ser conferido na mesma sessão e na presença de todos, seja ela magna ou ordinária.
Essa estória de “respeito aos Irmãos” é qualquer coisa de descabido e irresponsável. Não existe nada que justifique esse tal “respeito aos Irmãos visitantes”, a não ser que esse “respeito” seja ao pão-durismo de alguns.
Conforme especifica o ritual em vigência do REAA\ no GOB, rito praticado pelo consulente, encerrada a coleta, imediatamente o Venerável Mestre ordena que seja conferida a coleta – tanto numa sessão ordinária quanto numa magna. Então que história seria essa de cerrar o Tronco, se esse procedimento nem mesmo é previsto?
Sem dúvida Mano; respeitoso mesmo é conferir de imediato o produto da coleta na presença de todos.


T.F.A.


PEDRO JUK
Secretário de Orientação Ritualística do GOB/PR.



SET/2017

2 comentários:

  1. Alguns Rituais que conheço (ao menos de duas Potências), prevêem essa 'lacração'.
    Também não concordo, considerando que inclusive é desrespeitoso para com aqueles que contribuíram.
    Neste caso, ainda que previsto, creio ser do bom-senso do VM fazer a divulgação do resultado.

    ResponderExcluir
  2. Não nos rituais do GOB em vigência. Anacronismo é o que não falta.

    ResponderExcluir